terça-feira, 31 de maio de 2011

Seminários antecedem a III Conferência Nacional de Políticas para Mulheres



O Decreto de 15 de março de 2011, que convoca a III Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, a ser realizada no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, sob a Coordenação Conjunta da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da Republica e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, com o objetivo de discutir e elaborar propostas de Políticas que contempla construção da igualdade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e políticas das Mulheres, e contribuam para a erradicação da pobreza extrema e para o exercício pleno da cidadania pelas Mulheres brasileiras. Dessa forma, cabe aos municípios através da Superintendência de Políticas para Mulheres e o Conselho Municipal das Mulheres, realizar as reuniões / seminário nas Escolas Municipais situadas nos (18) Distritos de Salvador, culminando com a definição das delegadas que participarão da Conferência Municipal e da elaboração do Plano Municipal de Políticas para Mulheres.

Diante destas demandas, o CMM -Salvador pretende realizar reuniões, seminários locais nos distritos de Salvador, com o fim de discutir, levantar e propôr temas a serem tratados na Conferência Municipal das Mulheres do Município de Salvador com representantes que vão compôr a delegacia que vai participar da Conferência Municipal de Políticas para Mulheres.As ações serão promovidas nas Escolas Municipais de Salvador de 09/07/2011 a 06/08/2011 com inscrições prévias de 15/06 à 05/07/2011 dentro da unidade  escolar que promoverá o evento. 

CALENDÁRIO PREVISTO

                    09/07  Simultâneo em 5 Escolas Municipais ( preencher ficha até 08/07)
                   16/07    Simultâneo em 5 Escolas Municipais ( preencher ficha até 15/07)
                   23/07  Simultâneo em 5 Escolas   Municipais ( preencher ficha até 22/07)
                   30/07  Simultâneo em 5 Escolas   Municipais ( preencher ficha até 29/07)
                   06/08  Simultâneo em 5 Escolas   Municipais ( preencher ficha até 05/08) 

No aguardo,

Célia Sacramento
Presidente do CMM





CMM articula "Conferência Municipal das Mulheres"



Prezadas Conselheiras do CMM,


Saudações,


Hoje (26/05/11), conforme combinado, realizei uma reunião com a Superintendente, Ariane Carla. A mesma entregou-me um arquivo, em CD, contendo todos os dados relativos a Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, que hora estamos encaminhando anexo. O mesmo precisa ser lido por todas as Conselheiras com o fim de possibilitar o nosso Planejamento e execução da Conferência Municipal.
Desta forma, realizaremos no próximo dia 27/05/2011 as 10 hs as 12:00 reunião extraordinária para Construção do Projeto da Conferência Municipal de Mulheres.
Sua presença é muito importante !!!
No aguardo,


Célia Sacramento
Presidente do CMM

CMM divulga calendário de reuniões 2011


 



                                  CALENDARIO DE REUNIÕES 2011 




MESES                             DIAS



MAIO                                  10

JUNHO                                09

JULHO                                14

AGOSTO                            11

SETEMBRO                      08

OUTUBRO                        13

NOVEMBRO                    10

DEZEMBRO                     02





Obs.: As reuniões serão as 15:30 em primeira convocação e as 16:00  em segunda Convocação.

            CONSELHO MUNICIPAL DA MULHER
                      Av. Sete de setembro, nº 89.  Edfº Oxummarê. Sala 201. Centro.
                  CEP: 40.060-001. Salvador – BA.
                   Tel:(71) 3241-8544  E-mail:cmm@salvador.ba.gov.br
 

CMM apoia combate a dengue em Salvador


Em vídeo entrevista , Jane Alves, conselheira do CMM e gestora social do Grupo de Mulheres de Castelo Branco (GMCB) explica a população a importância das ações de prevenção desta doença durante todo o ano dentro da comunidade.

Neste último sábado (14/05) , o GMCB realizou a 12ª Caminhada de Combate a Dengue no bairro.




Conselheira reporta o "08 de março" em Salvador



Patrícia Bernardes, jornalista e conselheira do CMM, documentou em vídeo/entrevista os desafios  das mulheres ambulantes em Salvador durante as ações afirmativas do Observatório de Discriminação Racial 2011 no Carnaval da capital baiana. 
Em junho , o vídeo " Observatório da Discriminação - 08 de Março de 2011" foi escolhido para integrar o Grupo de Trabalho 04 " Sou Camelô , Sou do Mercado Informal" do Colóquio Milton Santos organizado pelo Grupo de Pesquisa Permanente Milton Santos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) . 


CMM avalia o Carnaval 2011



Vídeo/Entrevista com Lindinalva de Paula (Conselho Municipal da Mulher - CMM - em Salvador) sobre a importância do Observatório da Discriminação Racial 2011 durante o Carnaval .

CMM responde “Qual lugar ocupamos na sociedade?” em Salvador



A pergunta, feita por mulheres e para mulheres, em audiência pública em Maio , no Centro de Cultura da Câmara, e teve como resposta fácil: “Ocupamos o lugar da exclusão”. A afirmação foi da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Célia Sacramento, que alertou para a ausência da presença feminina nas esferas de poder, apesar de representarem 52% da população soteropolitana.
O encontro, promovido pela Rede de Mulheres da Bahia e Fórum Nacional de Mulheres Negras, reuniu representantes de comunidades carentes de Salvador, de órgãos públicos e entidades de defesa dos direitos da mulher. A vereadora e ouvidora-geral da Câmara, Olívia Santana (PC do B), que apoiou o evento, destacou o empoderamento das mulheres como requisito essencial para a implementação e execução de políticas públicas.
A qualificação profissional das mulheres foi apontada pelas participantes da audiência como forma de possibilitar que figuras femininas ocupem os mais diversos cargos em empresas, indústrias e na política. “Precisamos garantir bancadas de mulheres em todas as esferas de poder”, ressaltou Olívia. Os dados apresentados pela vereadora mostram que ainda há muito a ser feito. As mulheres ganham cerca de 30% menos do que os homens, ao mesmo tempo em que, na Bahia, mais de 60% das mulheres sustentam suas famílias.
Mobilizadoras sociais de Cajazeiras, Subúrbio Ferroviário e Sussuarana falaram sobre as dificuldades vividas pelas mulheres nos bairros: a falta de creches e escolas integrais que dêem autonomia às mães, de cursos profissionalizantes que as capacitem para o mercado de trabalho, e de melhores oportunidades para mulheres catadoras de lixo.
 Também estiveram presentes no debate a representante da Sepromi, Valdecir Nascimento, e a pesquisadora e historiadora Janete Suzart, conselheira do CMM,  que chamou a atenção para o alto índice de mortalidade materna e para a feminização da pobreza. “As mulheres representam 70% da população pobre no mundo”, assinalou. 

Fonte: Câmara Municipal de Salvador
http://www.cms.ba.gov.br/noticia_int.aspx?id=2859

CMM empossa novas conselheiras em 2011



Foram empossadas  no dia 26/04 (terça), às 9hs , na Prefeitura Municipal de Salvador, a nova equipe de conselheiras do Conselho Municipal da Mulher (CMM) em Salvador . O chefe da Casa Civil, João Leão, representou o prefeito João Henrique na solenidade realizada no Palácio Thomé de Souza.

 O CMM é um órgão público municipal subordinado a Casa Civil da Prefeitura de Salvador e tem como objetivo desenvolver estudos, projetos, debates e pesquisas relativos à condição da mulher, visando à eliminação das discriminações que atingem a ampliação dos seus direitos.

Em Salvador , várias mulheres se destacaram como exemplos de luta no combate ao preconceito de gênero e raça nas comunidades carentes. Uma delas foi Lélia Gozalez que foi fundadora (juntamente com outras/outros companheiras/os) do Movimento Negro Unificado (MNU); do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras do Rio de Janeiro (IPCN-RJ)); do Nzinga Coletivo de Mulheres Negras; do Olodum (Salvador). Participou da primeira composição do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), de 1985 a 1989.

Lélia fez inúmeras viagens pelo Brasil e ao exterior (EUA, países da África, da América Central, do Caribe e da Europa), buscando denunciar o mito da democracia racial brasileira e o regime de exceção em que o Brasil vivia. Sua meta era, enquanto intelectual e ativista, oferecer instrumentos práticos e teóricos de desmonte das opressões vividas pela maioria da população brasileira.
Uma Conselheira é uma Voluntária...

RELAÇÃO DAS CONSELHEIRAS TITULARES DO BIÊNIO 2011-2012

1- Célia Oliveira de Jesus Sacramento
2- Marina Costa Santos
3- Sandra da Conceição Munõz Neves
4- Kátia de Melo e Silva
5- Marilena Galvão
6- Vanda Maria dos Santos
7- Tamar Batista Costa
8- Mariete José Fonseca Santos
9- Rosangela de Barros Castro
10- Janete Fernandes Suzart da Silva Santos
11- Silvia Nascimento Cardoso dos Santos Cerqueira
12- Maria Laura Calmon de Oliveira
13- Valeria Andrade dos Santos
14- Anailza de Freitas Coutinho Rios
15- Antonia dos Santos Garcia
16- Maria Nery Pinho Querino
17- Tereza Cristina Bomfim de Jesus Deiró
18- Janice Alves dos Santos
19- Eronildes Vasconcelos
20- Francislene dos Santos Guimarães
21- Carmen Lúcia Anjos Flores
22- Enaura de Jesus Ferreira
23- Antonia Elita Santos e Santos

CONSELHEIRAS SUPLENTES

24- Patrícia Bernardes
25- Fernanda Priscila Alves da Silva
26- Penha Lucia Correia Pires
27- Maria do Carmo de Jesus Santos
28- Maria Rosa Silva de Souza
29- Norma de Castro Batista

CONSELHO MUNICIPAL DA MULHER DE SALVADOR Av. Sete de Setembro, 89 – Ed. Oxumaré - salas 201 – São Bento – CEP 40.060-001 – Salvador – BA
Fone: (71) 3241-8544
E-mail: cmm@salvador.ba.gov.br

 

Presidente: Célia Oliveira de Jesus Sacramento

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher


O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMM) em Salvador é um órgão público municipal subordinado a Casa Civil da Prefeitura de Salvador e tem como objetivo desenvolver estudos, projetos, debates e pesquisas relativos à condição da mulher, visando à eliminação das discriminações que atingem a ampliação dos seus direitos.
Uma Conselheira é uma Voluntária...

CONSELHO MUNICIPAL DA MULHER DE SALVADOR

Av. Sete de Setembro, 89 – Ed. Oxumaré - salas 201 – São Bento – CEP 40.060-001 – Salvador – BA
Fone: (71) 3241-8544
E-mail: cmm@salvador.ba.gov.br

Presidente: Célia Oliveira de Jesus Sacramento