sábado, 27 de agosto de 2011

"Financiamento Público das Creches" é discutido em seminário


A Segunda Etapa do Seminário de Políticas de Creche abordou os seguintes assuntos:

Uma abordagem sobre Política de Creches
Sra. Ligia Margarida Gomes de Jesus - Rede de Mulheres
Sr. Manoel Gonçalves - Secretaria de Educação 
Sra. Jussara Rosa - FIEMA

A mesa iniciou uma fala sobre Políticas Educacionais pontuando que como as políticas são denominadas “públicas”, devem atingir todo o público. As políticas definem o que fazer para o público, como fazer e quais recursos utilizar. O governo tem a responsabilidade de garantir que essas políticas beneficiem efetivamente a todas as camadas da população.
Segundo o IBGE, a oferta de creches não atende a demanda da população. Portanto podemos nos basear em leis que dão suporte a sociedade civil a cobrar do governo a realização das políticas necessárias para existência de uma educação pública de fácil acesso e de qualidade.

Estas leis estão formalmente oficializadas na:  
  • Constituição Federal de 1988.
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996.
  • Plano Nacional de Educação (2001-2010).
  • Parâmetros Curriculares Nacionais (1997).
  • Fundeb (2007).
  • Plano Plurianual (2004 /2009).
"A Políticas de Creches é necessária e é direito de todas as crianças, inclusive as crianças com deficiências"
Ligia Margarida

Foi ressaltado que a sociedade precisa se organizar e lutar por este direito, todos nós temos que advogar pelo bem-estar de nossas crianças!  

As principais ações para a efetivação da educação pública de qualidade: 
  • Reforma Educacional
  • Controle Social: acompanhamento, observar a marcha, a evolução, monitorar
  • Controle: fiscalização exercida sobre as atividades de pessoas, órgãos, departamentos, ou sobre produto, etc. para que tais atividades, ou produtos, não se desviam das normas preestabelecidas.
  • Social: Próprio dos sócios de uma sociedade, comunidades ou organizações.
É a participação da sociedade no acompanhamento e verificação da execução das políticas públicas, avaliando objetivos, processos e resultados, e demonstrando, uma preocupação real com a situação das nossas crianças que realmente vai fazer a diferença! 

É necessário que não só as discussões de mulheres negras e das periferias avancem, mas que todas as discussões sejam avançadas, esse é o nosso objetivo, que a sociedade civil enquanto uma entidade cívica e apartidária possa exercer o seu poder.

A mesa da continuidade falando sobre a capacidade do exercício da cidadania enquanto poder. E destaca que todo o cidadão e cidadã têm que participar e tomar conhecimento de todas as situações, acontecimentos em nossa sociedade. Se não tomamos conhecimentos as políticas não avançam e a corrupção aumenta.

O FIEMA é um fundo municipal da prefeitura de Salvador para o desenvolvimento humano e inclusão a educação de mulheres afrodescendentes. Realiza projetos e discussões nas temáticas de raça, autonomia, empreendedorismo, saúde do corpo, violência e educação formal de mulheres. O FIEMA vem trabalhando em parceria com instituições de ensino para inclusão da mulher negra na educado formal. Adicionalmente o FIEMA trabalha em parceria com instituições para a realização de projetos. 

Financiamento Público das Creches 
Dra. Célia Oliveira Sacramento  

De onde vêm ou podem vir os recursos para viabilizar as Creches comunitárias?
  • Recursos, doações;
  • Anônimos; Comerciantes; Mães e pais; tem Creches que muitas vezes, o recurso é a aposentadoria da dona da Creche.
  • Creches Comunitárias com financiamento público FUNDEB.
  • Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e valorizações profissionais da Educação. FUNDEB - É um fundo de natureza contábil, instituído pela Emenda Constitucional nº 53, de 19 de dezembro 2006.
  • Os recursos devem ser aplicados na manutenção e desenvolvimento da educação básica pública.
Composição FUNDEB: ITCMD, IPUA, ITR, FPM, FPE, ICMS, IPIEXP, LC. Uma parte dos tributos, ou seja, do lucro dos comerciantes, uma parte são repassado como tributo ao governo.

O Fundo Pró – Infância tem como objetivo incentivar e facilitar à participação da sociedade na arrecadação de recursos destinados as instituições de apoio ás crianças e adolescentes, em situação de risco social. As instituições são legalmente cadastradas e com projetos aprovados nos conselhos dos direitos da criança e do adolescente, sejam municipais, estaduais ou federais.

Objetivo “prestar assistência financeira, em caráter suplementar, ao Distrito Federal e aos municípios que efetuaram o termo de adesão ao plano de metas compromisso, todos pela educação.

O Pró – Infância: Entre 2007 e 2008, investiu na construção de 1021 escolas. Em 2009 passou a repassar recursos para as equipes de escolas em fase final de construção. Em 2010, foram celebrados convênios para a construção de 628 escolas.

O financiamento da educação pública é instrumento fundamental para a redução das desigualdades sociais no Brasil, precisamos estar atentos pois as principais fontes de recursos para educação, provêm da arrecadação de impostos.

Foi discutido que existe um preconceito e resistência dentro das secretarias em atender as demandas das creches comunitárias, mostrando uma postura racista em relação as Creches Comunitarias devido a cor e classe social de seus usuários.  

Efetivação do Direito à Creche - Levantamento de Problemas e Soluções
Representantes da Sociedade Civil - Participantes do Seminário
Dra. Cintia Guanasses - Ministério  Público da Bahia
Sra. Viviane Ermida - Coordenadoria Ecumênica de Serviço- CESE

A mesa traz que o Ministerio Público tem um papel fundamental na garantia dos direitos das população, desta forma precisamos usar mais esta ferramenta para cobrar a responsabilidade do Estado. A sociedade escolhe os governantes e, portanto tem o direito de participar, de todos os processos, inclusive de cobrar políticas e ações que nao estão sendo implementadas. Existe no Ministério Público, um grupo chamado JESAU, de atenção a saúde, onde a sociedade pode fazer reclamações como ex: Erro médico, descaso no atendimento, etc. 

A CESE traz a importância de valorizar, os movimentos sociais e esta disponível para ajudar pequenos projetos como seminários e conferencias que ajudam a comunidade a participar mais ativamente nas questões sociais e políticas, e também dando suporte a sociedade civil para cobrar do Estado às implementações necessárias para garantir o mínimo e necessário para uma vida saudável e digna. 

Levantamento de Problemas: 

1. A situação de crianças expostas a violência das ruas, ao trafico de drogas, prostituição e inclusive a morte devido muitas vezes a falta de um espaco saudável onde possa desenvolver todas as suas potencialidades como indivíduo.
2. A creche e um requisito básico para o empoderamento das mulheres, precisamos garantir este mínimo necessário para a autonomia pessoal e económica das mulheres negras e da periferia. 
3. Foi citado que a creche alem de ser um lugar seguro e educacional, esta diretamente relacionado a saúde das crianças, muitas crianças sofrem com a desnutrição, ficando mais sucesptivel a doenças e a morte em decorrência disso, o que vem acontecendo muito nas periferias. 
4. Existe demanda de Creches à noite, como podemos facilitar a discussão e a implementação do funcionamento das creches  à noite?
5. Estas questões estão também ligadas a um preconceito racial, sendo que a maioria da população e das crianças que necessita de creche na periferia e negra e não esta tendo seu direito atendido. A creche e também uma questão de igualdade racial de direito a educação, saúde e segurança. 

Encaminhamentos: 
  • Realizar um diagnóstico e mapeamento de Creches Públicas e Comunitárias, pois a sociedade é corresponsável pela implementação de políticas públicas
  • Analisar na Conferência Municipal de Mulheres o organização da copa está propondo para as mulheres
  • Facilitar uma maior proximidade do Ministério Público (Infância Juventude) com as escolas e comunidades, para identificação de falhas e demandas na prestação de serviço público, e consequente reclamações e denuncias. 
  • Discutir a legalização da função de cuidadores/professoras que trabalham em Creches, juntamente com o Ministério do Trabalho.
  • Facilitar maior visibilidade para a discussão sobre Políticas de Creches na Mídia 
  • Estudar junto com o Ministério Público uma possível ação para o cumprimento da legislação de Creches.
  • Estudar com o Ministério Publico as vantagens e desvantagens da Municipalização das Creches
  • Organizar um órgão que faça o apoio logístico das creches comunitárias
  • Exigir que todas as creches que virão a ser construídas e as existentes sejam fisicamente e pedagogicamente acessíveis a crianças com necessidades especiais. 
Estaremos reunidas com o Ministerio Publico na terça-feira dia 30/08/2011 para discutir os encaminhamentos do Seminário de Políticas de Creche. 

Fiquem ligad@s!!! Precisaremos muito da participação de tod@s para vencermos esta luta!! 

Um forte abraço, 
Rede de Mulheres

DEAM apoia mulheres do Recôncavo


O Núcleo de Atenção a Mulher (NAM) em parceria com a Prefeitura Municipal de Saubara realizou neste mês de agosto a sua II Conferência Municipal de Políticas para Mulheres . O Centro Educacional Marco Antônio do Carmo (CEMAC) foi o local escolhido para receber os palestrantes responsáveis pelos quatro eixos temáticos iniciais para serem desenvolvidos pelos grupos de trabalhos num público com cerca de 150 mulheres , entre artesãs e marisqueiras, presentes no local.

São eles:

I AUTONOMIA
II EDUCAÇÃO
III SAÚDE
IV COMUNICAÇÃO E CULTURA
V PREVENÇÃO PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO A TODAS AS FORMAS DE VIOLÊNCIA

Na oportunidade , Drª Ana Paim, delegada responsável pela
Delegacia Especial de Atendimento À Mulher (DEAM) de Feira de Santana explicou as mulheres presentes a importância dessa delegacia dentro dessa cidade, quais os tipos de violências sofridos pela mulher e quais providências devem ser tomadas. 



"Projeto Antibaixaria" é votado em Salvador

 
O Projeto de Lei nº 19.203/2011 será posto em votação na próxima quarta (31/08) no Plenário da Assembléia Legislativa da Bahia. O Projeto conta com o apoio de 11 deputadas estaduais e trata da
“ proibição do uso de recursos públicos para contratação de artistas que em suas músicas, danças ou coreografias desvalorizem, incentivem a violência ou exponham as mulheres a situação de constrangimento".

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cmm convoca reunião diretiva

 
Prezada Conselheira!
 
A Presidente do Conselho Municipal da Mulher convida a V.Sa para participar de da reunião do conselho que será no dia 11/08(Quinta-feira) às 16:00 horas a 1ª convocação e a 2ª convocação será as 17:00 na sede do CMM.
 
Pauta: 
1- Composição da Diretoria
2- Participação na Conferência 
3- Registro do CMM para obtenção do CNPJ(JUCEB e Receita Federal) 
4- O que ocorrer
 
Att,Celia Sacramento.

Conselheiras comemoram o XI CONLAB

 
O jantar de confraternização do XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais em Salvador realizado na noite desta segunda (08/08)no Restaurante Odoya (Pelourinho) reuniu representantes do Movimento de em prol da Reparação Racial da capital baiana como a vereadora Marta Rodrigues e Drª Silvia Cerqueira (suplente do Senador Walter Pinheiro). 
 
Na ocasião ,o secretário Ailton Ferreira (SEMUR) foi parabenizado por mais um ano de vida e militância .O Grupo "A Mulherada ( Monica Kalile) foi a banda convidada para confraternizar o ambiente.Drª Silvia Cerqueira (suplente do Senador Walter Pinheiro) e a jornalista Patrícia Bernardes (Bernardes Comunicação Ssa) foram as representantes do Cmm Em Salvador.  
 

Tráfico de Pessoas é dicutido em CPI

 
O relato do ex-procurador-geral de Justiça do Estado, promotor Lidivaldo Britto, sobre o caso da baiana Rosenilda Alves, comoveu a todos na audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas, realizada nesta segunda-feira (08/08), no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal. Rosenilda é mãe de duas garotas residentes em Portugal e após ter prestado serviço a uma cidadã naquele país, teve as suas filhas “sequestradas” pela antiga patroa. Há cinco anos a mãe luta para reaver as duas crianças.
FONTE: Ascom da CMS

domingo, 7 de agosto de 2011

Rede de Mulheres divulga diagnóstico das creches públicas



Apesar do forte argumento de que o momento mais oportuno de se quebrar o ciclo de pobreza e maximizar a saúde, a educação e o potencial econômico de uma pessoa seja na infância, o município de Salvador, capital do estado da Bahia, vem demonstrando que a educação, e a educação infantil em especial, não é prioridade no seu projeto. Esta situação é fácil de se constatar, considerando a  quantidade de crianças fora das creches e a qualidade das creches públicas e comunitárias, principalmente nas periferias.

Adicionalmente, a ausência de proximidade e discussão com a comunidade sobre a situação das Creches Públicas e Comunitárias indica uma acomodação política no que se refere a execução da Política de Creches, principalmente com a população da periferia. 

Em oficinas realizadas pela Rede de Mulheres com mulheres, profissionais e usuárias de creches de 7 comunidades periféricas de Salvador, e posteriormente na Audiência Pública realizada no dia 13 de abril na Câmara Municipal de Salvador, houve um forte relato de que as creches tem uma estrutura física extremamente precária, professores e voluntárias carecem de qualificação e salários dignos e o acesso às creches é difícil e inseguro. Muitas crianças e professores não tem seu direito de frequentar as aulas respeitado devido a marginalidade e violência ao redor das creches.

A Prefeitura de Salvador possui 73 creches mantidas pelo município e 155 creches comunitárias cadastradas no Conselho Municipal da Educação (CME).

O IBGE divulgou em 29 de abril os resultados do Censo 2010, mostrando que no município de Salvador existem 165.269 crianças de 0 a 4 anos, porém, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), o município de Salvador possui apenas 4137 crianças (2748 em tempo integral e 1389 em regime regular) matriculadas em 73 creches municipais.  Ou seja, apenas 2,5% das crianças de 0 a 4 anos que vivem na cidade de Salvador estão matriculadas nas creches municipais.

Além do grande déficit de vagas, as creches municipais também sofrem com problemas de infraestrutura, má qualificação pedagógica, funcionários mal remunerados e falta de materiais (brinquedos, mobiliário e limpeza) e alimentação para as crianças.  

As creches comunitárias surgem como um alternativa da própria população para tentar amenizar o problema de falta de vagas nas creches municipais e para a própria sobrevivência de muitas famílias. O número de crianças que as creches comunitárias de Salvador atende no município não é preciso e existe uma carência de pesquisa nessa área. 

Nós realizamos uma pequena pesquisa sobre as creches de Salvador. Nossos dados indicam grosseiramente que uma média de 150 crianças estariam sendo atendidas por cada creche comunitária nas periferias, se multiplicarmos este número por 155 que é o número de creches comunitárias cadastradas no CME teremos uma média de 23.250 crianças sendo atendidas por creches comunitárias na cidade de Salvador. Este número é 5,6 maior que o número de crianças atendidas pelas creches municipais. Desta forma, os dados grosseiramente indicam que um total de 27.387 crianças estariam sendo atendidas em creches na cidade de Salvador. Este valor corresponde somente a 16,57% do total de crianças de 0 a 4 anos que moram na cidade de Salvador.   

Precisamos analisar que milhares de crianças estão sendo cuidadas em casas por seus pais (pai ou mãe), tias, vizinhas, irmãs e avós, muitas são bem cuidadas pórem, muitas são maltratas, malnutridas, violentadas e não são estimuladas. Outras crianças estão entregues às ruas, à violência e à marginalidade. Muitas mães, deixam de trabalhar ou estudar para cuidar de seus filhos e muitas, principalmente as mães negras e da periferia, não tem escolha, ou trabalham ou não tem como manter a sua sobrevivência e a de seus filhos. Nós precisamos mudar esta realidade. A existência de creche pública para todas as crianças é uma condição mínima para a autonomia das mulheres da periferia, negras em sua maioria. 

Conforme a Constituição Federal é DEVER do Estado, fornecer educação gratuita e de qualidade em creches e pré-escolas para crianças de 0 a 5 anos.

Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: 
IV - Educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade; 
§ 1º -  O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.
§ 2º - O não-oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.
§ 3º - Compete ao Poder Público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela freqüência à escola.

Estamos nos organizando para lutar pelo nosso direito que é público. Não podemos ficar paradas!

A política e o controle social é a força que nos une e nos fortalece! Vamos discutir propostas e soluções efetivas para a Política de Creches em Salvador no dia 12/08/2011 na Faculdade Dom Pedro II às 8h!

Leia em breve a discussão do Papel Social das Creches Comunitárias aqui no nosso Blog! 

Muito Axé e um abraço a tod@s!! 
http://blogrededemulheres.blogspot.com/2011_08_01_archive.html

Subúrbio discute empoderamento


A gestora do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher , Célia Sacramento, falou na tarde deste sábado (06/08) sobre a importância do empoderamento da mulher em seus direitos durante a III Pré Conferência Municipal no Subúrbio Ferroviário realizada no Colégio Praia Grande. 
O empoderamento é parte do plano de ação da área estratégica 1 do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres que visa a autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho com inclusão social.
O CMM agradece a presença de todas !

sábado, 6 de agosto de 2011

"Cultura e Comunicação" é debatido no Recôncavo

 
A conselheira do Cmm em Salvador Patrícia Bernardes é a palestrante da II Conferência Municipal de Política para Mulheres em Saubara (Recôncavo da Bahia) dia 12/08 às 09hs no SEMAC a convite de Maurícia Vital ,gestora e coordenadora do Núcleo de Amparo a Mulher (NAM).
O tema a ser abordado é "Comunicação e Cultura"como parte do plano de ação da área estratégica 8 do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres .
Informações: 75 8200-8939 /75 3696-1694
NAM : namulhersaubara@gmail.com
 

Subúrbio Ferroviário sedia III Pré Conferência

Serviço 

O que: III Pré Conferência Municipal no Subúrbio Ferroviário

Local: Colégio Praia Grande

Horário : das 13hs às 18hs

Informações : 3241-8544 (CMM)

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Uruguai recebe II Pré Conferência


Serviço

Data: 04 de agosto de 2011
Horário: 18h às 22h
Local: Espaço Cultural de Daniel. Rua Direta do Uruguai, s/n. Uruguai.
Ponto de referência: Escola Comunitária Luiza Mahim e Confecção TICA e TAY.
Informações : (71) 3241-8544 – CMM

Rede de Mulheres e CMM em convocação extraordinária


A Rede de Mulheres convida a todas as pessoas que queiram participar, ajudar e discutir ações para a construção da segunda fase do Seminário de Políticas de Creche e da III Conferência Municipal de Política para Mulheres.

A pauta da reunião:
1. Seminário de Políticas de Creche
- Programação e Logística
- Resultados Esperados
- O que ocorrer

2. III Conferência Municipal de Política para Mulheres
- Pré-Conferências Municipais
- O que ocorrer

3. Visita da Presidenta Dilma Roussef 

4. O que ocorrer

Data: 03/08/2011
Horario: 15 h
Local: Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
Endereço:  Av. Sete de setembro, nº 89.  Edfº Oxummarê. Sala 201. Centro.
                   CEP: 40.060-001. Salvador – BA.
                   Tel:(71) 3241-8544  

"A messe é grande, mas poucos são os operários" (Mt9 36-10,8)

Esperamos por você! 

Castelo Branco sedia I Pré Conferência




A jornalista,gestora social e conselheira do CMM Patrícia Bernardes  foi a representante escolhida para falar sobre o Conselho Municipal da Mulher de Salvador na tarde deste sábado (30/07) às 15hs durante a I Pré-Conferência Municipal realizada no CSU de CASTELO BRANCO.Na ocasião, a jornalista reafirmou a importância do estatuto interno do CMM como forma de captação de recurso mais imediata.
O CMM agradece a todas as conselheiras e mobilizadoras , através de sua gestora Celia Sacramento ,pela presença expressiva de mulheres na tarde deste sábado (30/07) no CSU CASTELO BRANCO como parte das ações preparatórias para a III Conferência Municipal de Política para Mulheres em Salvador.
"Parabéns as guerreiras que participaram ativamente, uma presença expresiva e bastante representativa, um bom debate, parabéns as companheiras que acreditaram na construção e mobilazação, o exito da Conferencia Municipal vai depender das Pré-conferencias como a de hoje. Vamos a luta e ao debate.
Vereadora Marta Rodrigues