sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CMM "boicotada" em Conferência Estadual de Mulheres




Após meses de negociações "in loco" , seguindo o regimento para implantação de Conferências Municipais e Estaduais , previsto no II Plano Estadual de Políticas para Mulheres , a III Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPM) seguiu a revelia aos olhos de todas as mulheres que participaram do evento no Sol Bahia Hotel nos dias 20 e 21/09.
Com expressões de "assombro", nós conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher  assistimos as "vaias" direcionadas a nossa presidente e vice presidente no sentindo de repúdio de uma platéia "inexperiente" no local. Vale ressaltar que participamos de todas as mini-conferências e visitas técnicas para avaliação de espaços públicos municipais para a construção promissora de uma Conferência Municipal a altura das Mulheres Negras Militantes dos Direitos da Mulher em Salvador. 
Tendo um "discurso majoritário" diante do CMM , a Superintendência deixou evidente a sua hegemonia nos minutos finais que antecederam a realização da Conferência e seus "atropelos" diante do Regimento Municipal para a realização deste tipo de evento. 
Fomos excluídas como DELEGADAS!
Durante a leitura do regimento na tarde da terça (21/09) tentamos exaustivas vezes dar "destaque" ao parágrafo que EXCLUIA as conselheiras da CMM na participação da Conferência Estadual. Assistimos as retaliações "planejadas" a cada pedido de destaque em direção de nossas conselheiras pna tentativa de impor a democracia e direito de reforma e votação do regimento durante a plenária no  Centro de Convenções do Sol Bahia Hotel. 
Por que não lembrar aqui a "indelicadeza" dos cerimonialistas e a sua Comissão de Organização da Conferência em vizualizar a vice presidente do CMM e mesmo assim não chamá-la a mesa no início dos trabalhos? 
O que dizer da palestrante convidada que de posse do microfone e equipamentos fornecidos , disse a nossas companheiras de comunidade e militância que não tinha dados expressivos e relacionados a Salvador e , em slides, só nos apresentou estatísticas primitivas de 2003/2007/2009 em foco nacional sobre os eixos temáticos da mulher? 
Como não se teve o cuidado de convidar uma mulher profissional militante e embasada das nossas necessidades na Bahia e , em especial, Salvador? 
As respostas devem ser questionadas ao órgão que nós conselheiras fomos subjugadas para a realização e capatação de recursos da III CMPM.
Estávamos lá...
Presenciamos TUDO ISSO e nos colocamos a disposição já que todas estas ações foram fotografadas e filmadas pela nossa secretária geral e jornalista militante Patrícia Bernardes.
Merecemos mais...
Merecemos mudanças JÁ!

Indignação marca III CMPM em Salvador

 

Análise da III Conferência Municipal de Políticas para Mulheres em Salvador


Prezadas companheiras de luta, 

O município de Salvador, a capital de um dos maiores estados do nosso país realizou a III Conferência de Políticas para as mulheres. Porém, nós presenciamos um fato lamentável nesta conferência, que mesmo após todo o processo das pré-conferências construído pelas mulheres em suas comunidades, não respeitou o direito a participação das mulheres da periferia que tiveram o seu direito de exercício da cidadania simplesmente descartado. As representantes que se submeteram a diversos critérios para serem indicadas, viram todo o seu esforço de participar, discutir e encaminhar, ser esquecido. Este fato reflete o modo como o município vem sendo administrado, acéfalo. 

Dignidade, Resistência, Organização e Manifestação são ferramentas que não podemos abrir mão, precisamos garantir que para além das quizilas de uma conferência, as mulheres da periferia, em número cada vez maior possam se libertar dos grilhões da submissão, e participar de modo autônomo dos espaços onde a cidadania deve ser respeitada e exercida.

Para as mulheres da periferia, que foram a conferência de Salvador e ficaram decepcionadas com as panelas, ficou a possibilidade de amadurecimento e a necessidade de algumas reflexões: O que é mesmo igualdade de direitos? Quanto custa o exercício da autonomia? Como vamos nos empoderar se nos espaços de cidadania a prática é castradora?

Levantada estas questões, não podemos apenas lamentar, temos que tomar atitude. Todas somos responsáveis por construir uma participação ativa. Nós mulheres da periferia, precisamos saber quem pode restabelecer o vácuo deixado nas famílias cada vez que uma mulher é assassinada nesta cidade. Qual a responsabilidade da sociedade e do poder público na questão? Quem forma a Sociedade Civil? E o que é o Poder Público e quem deve compor estes espaços?  Precisamos entender e contribuir para o entendimento destas questões para que possamos implantar mudanças que sejam realmente efetivas dentro deste sistema político que não beneficia a quem mais interessa: a sua população. 

Continuaremos na luta pela igualdade e participação, exercendo a nossa cidadania e exigindo o nosso direito. Junte-se a nós companheiras de luta, juntas podemos muito mais. 

Muita força e união a todas!! 

Ligia Margarida Gomes (Rede de Mulheres pelo Controle Social)

Comentários

As Forças que ela se referi foi quem levou até  o fim a condução desta Conferência, e não Eliane Boa Morte ou Célia Sacramento (que conduziam golpes em cima de golpes para deixar as mulheres de fora do processo). O desgoverno desta conferência não estava apenas na falta da Superintendente Ariane Carla, mas no Governo Municipal por completo que não tem como prioridade a criação de Políticas Públicas para as mulheres...

Tâmara Terso.
Diretora de Extensão da UNE.
Conselheira Estudantil da UFBA
Marcha Mundial das Mulheres

Saudações,

Não estive na conferência, mas recentemente vivenciei situações bem parecidas. Esse tipo de situação nos tira pedaço e precisamos estar inteiras  não só para  as batalhas, mas para colher  o fruto delas. Também aponta para o fato de podemos fazer política de uma forma que respeite as lições das antigas mães,  e ao invés de "panelas' conceber CLÃS, onde se partilham valores, lealdade, cuidado e as devidas repostas para quem trai esses valores. Por outro lado fiquei comovida com a sua atitude, por que em geral, esse tipo de conversa se limita aos corredores e por isso nada muda. Obrigada. Me devolveu um pedaço.

Elenira Onija

Colocamos o artigo da Patrícia no portal da Universidade Livre Feminista
Um abraço

Equipe da 
Universidade Livre Feminista
http://www.feminismo.org.br

Célia Sacramento

O CMM que também ajudou na construção da Conferência também ficou de fora. Contudo eu enquanto Mulher marcarei presença no evento da territorial em Camaçari. Sugiro que as Mulheres da rede também compareçam nao podemos ficar totalmente de fora,não teremos voto mais teremos voz. Até a Conferência Estadual

Fabiana Eloi de Amorim

 Belas colocações Lígia. Para mim essa conferência foi de um aprendizado enorme! Ao término da mesma a indignação tomou conta de mim e das minhas companheiras. A descrença de que possamos fazer algo para mudar essa situação quase me fez desistir , mas tenho consciência de que é agora a hora de prosseguirmos, menos "verde",mais unidas e mais fortes! Ninguém pode calar a nossa voz! Até a Conferência Estadual!


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

2ª Oficina de Escuta do Subúrbio Ferroviário


Comunicamos a  V.Sa. a realização da 2ª Oficina de Escuta do Subúrbio Ferroviário, no próximo domingo, dia 25/09/2011,das 09 as 14hs, no Centro de Orientação da Família – COF /CDM (Trav. 1º de Novembro, 90 – Plataforma), conforme agenda pactuada com as Lideranças do MASF – Movimento de Articulação do Subúrbio Ferroviário, em 15 de setembro de 2011.

  Essas ações estão vinculadas aos Programas Vida Melhor e Pacto pela Vida, dentro do contexto da Câmara de Prevenção Social, compondo ações de prevenção, desenvolvimento social nas áreas de esporte, educação, qualificação, saúde, e, do ponto de vista da geração de renda, as ações de inclusão socioprodutiva.

                                Solicitamos o empenho de todos na divulgação desse Evento, esperando contar com sua valiosa participação.

                    
Atenciosamente,

Vera Magalhães
Assessora Especial 
Gabinete SEDES
(71) 3115-6692/ (74)9117-7460

Reivindicações marcam a III CMPM em Salvador

Sol Bahia Hotel sedia III CMPM em Salvador

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Mesa redonda abre a III CMPM


Tema: “Perspectivas e Desafios da Mulher e sua Diversidade rumo a Erradicação da
Pobreza e Construção do I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres da Cidade
de Salvador”

PROGRAMAÇÃO*

19/09/2011 – Segunda-feira
Local: Espaço Cultural da Barroquinha

16h00 às 19h00 - Credenciamento

19h00 às 20h30 – Mesa redonda – 

"Construção das pré-conferências e Conferência
Municipal de Políticas para as Mulheres"

Eliane Boa Morte
Gerente de Políticas Temáticas da Superintendência de Políticas para as Mulheres de
Salvador

Célia Sacramento
Presidente do Conselho Municipal da Mulher de Salvador

Ludmilla Ramos e Marlene Machado
Chefe de Setor da Superintendência de Políticas para as Mulheres de Salvador

*Programação sujeira á alteração sem prévio aviso

CMM e SPM entregam kits da III CMPM

sábado, 17 de setembro de 2011

III Conferência de Políticas para Mulheres divulga inscrições

 
FICHA DE INSCRIÇÃO 
1. Nome:____________________________________________________
2. Idade:____________________________________________________
3. Escolaridade: 
Sem escolaridade-( )
Alfabetizada-( ) 
Fundamental Incompleto-( ) 
Fundamental Completo-(  ) 
Médio Incompleto-(  ) 
Médio Completo-(  ) 
Superior Incompleto-(   ) 
Superior Completo-(   ) 
Outros-(   )
4. Raça/Cor: 
Preta-(   ) Parda-(   ) Branca-(   ) Indígena-(   ) Amarela-(   )
5. Endereço: 
6. Bairro: ___________________________ 
7. Complemento: 
8. Telefone residencial: (   )___________________ 
9. Celular: (   )_____________________
10. E-mail: 
11. Entidade:  
12. Indicada na pré-conferência?: Sim-(   ) Não-(   ) 
13. Se sim, qual o bairro : 
14. Tipo inscrição: 
Conselheira CMM-(   ) 
Sociedade civil-(  ) 
Governo-(   ) 
Observadora-(   )
Convidada-(   )  
15. Eixo pretendido: (Enumere de 1 à 10 a prioridade de participação. Sujeito a disponibilidade de vagas)
I:  (     ) NÃO À VIOLÊNCIA.
II: (     ) AUTONOMIA ECONÔMICA.
III:(     ) ENFRENTAMENTO AO RACISMO: CONDIÇÕES DA MULHER NEGRA EM SALVADOR.
IV:(     ) POLITICAS PUBLICAS: PARTICIPAÇÃO, CONTROLE SOCIAL, FINANCIAMENTO E ORÇAMENTO  PÚBLICO
V: (     ) SITUAÇÃO GERACIONAL DAS MULHERES DE SALVADOR.
VI:(     ) ENFRENTAMENTO A LESBOFOBIA/HOMOFOBIA.
VII:(     ) SAÚDE INTEGRAL DA MULHER.
VIII:(     ) MULHERES COM DEFICIÊNCIA.
IX: (     ) EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PROMOVER EDUCAÇÃO NÃO SEXISTA, NÃO RACISTA, NÃO LESBOFÓBICA
X: (     ) POLITICAS DE CRECHE
            Segue anexa a ficha de inscrição da 3.ª CMPM que deverá ser preenchida por vocês e encaminhada para o presente e-mail (3cmpm.salvador@gmail.com) ou via fax (2108-7306).

Obs: A ficha deverá ser encaminhada até sexta-feira, 16/09/2011, às 12 horas. Vagas limitadas. O encaminhamento da ficha não garante a inscrição.
Ficha Anexo
 
Maiores informações: 2108-7309 / 7310
 
   

 

III Conferência Municipal de Política para as Mulheres em Salvador

 
A III Conferência Municipal de Política para as Mulheres (III CMPM) ocorrerá nos dias 20 e 21 de setembro de 2011, das 08 h às 18 h no Hotel Sol Bahia ( Av. Manuel Antônio Galvão n°1075) em Patamares.O credenciamento será iniciado nesta quarta(19/09) às 16hs, no Espaço Cultural Barroquinha (Igreja de Nossa Senhora da Barroquinha), localizado na Ladeira da Barroquinha (em frente à Praça Castro Alves, Centro).
 

domingo, 11 de setembro de 2011

"Quilombo de Escada" mobiliza Salvador


Cerca de 400 famílias moradoras da Ocupação "Quilombo de Escada" sofreram na semana  passada (09) os horrores de um incêndio no local. Aproximadamente 150 famílias perderam tudo durante o acidente que durou cerca de 2 hs para ser controlado pelo Corpo de Bombeiros e moradores do local.

As chamas chegaram a atingir com facilidade as moradias emprovisadas na ocupação por se tratar de connstruções feitas com maderite , papelão e plástico. As famílias do Quilombo de Escada fazem parte do Movimento de Sem Tetos da Bahia (MSTB) estam sendo acompanhadas pela CODESAL que esteve no local para "mapear" os estragos , da Superintendência de Desenvolvimento Urbano da Bahia, assim como a Defensoria Pública. 

De acordo com Luciana Moura , representante do MSTB as famílias necessitam de doações urgentes destes utensílios abaixo :

- Roupas de cama
- Roupas de bando
- Vestuário para crianças (diversas faixas etárias - de um aninho até 12 anos)
- Vestuário para jovens e adultos - mulheres e homens
- Alimentação
- Colchões
- Panelas
- Pratos
- Copos
- Fogões
- Geladeiras
- Botijões de gás

Enfim, o que necessário for dentro de uma casa! O povo teve tudo queimado!
O endereço da ocupação: Avenida Afrânio Peixoto (Av. Suburbana), S/N (próximo ao antigo almoxarifado do BANEB) - bairro de Escada.

Os contatos podem ser feitos com:
Dona Mira - 71 8865 3017
Pedro Cardoso - 71 8808 6718
Ana Vaneska - 71 8809 7681
João Dantas - 8863 7348

Fonte: Cmm em Salvador

Piraí do Norte realiza Conferência de Mulheres



A cidade de Piraí do Norte realiza no próximo dia 23/09 (sexta) a sua Conferência Municipal de Política para Mulheres conforme exigência do II Plano Estadual de Políticas para Mulheres no Brasil. 

A Cidade de Piraí do Norte, localizada a 320 km da Capital. É uma cidade que cativa pela simplicidade do seu povo hospitaleiro. Foi emancipada em 1989, possui 228,5 km² e uma população de aproximadamente 20.183 habitantes. Sua principal fonte de renda é a cultura do cacau.

 As Conferências Municipais tem como objetivo :
* construir e propor ao Governo do Estado diretrizes e subsídios para melhorias na  aplicação do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres do estado da Bahia;
- avaliar experiências e Programas desenvolvidos pela Sociedade Civil e Poder Público Federal, Estadual e Municipal, em parceria ou não, no âmbito do Estado;
- sugerir propostas de ações sobre o temário da  Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, bem como definir a forma de participação da Delegação do Estado da Bahia.

Nos municípios onde não for realizada a Plenária Municipal e/ou Regional recomenda-se a realização de reuniões, seminários ou debates sobre Políticas para Mulheres, com o objetivo de informar e mobilizar a população sobre o tema e momento privilegiado para a indicação das suas representantes.

Eixos  Temáticos 

Eixo I – Autonomia - Rose Rozendo
Eixo II – Educação - Historiadora Diana Costa
Eixo III – Saúde -
Eixo IV – Comunicação e Cultura - Jornalista Patrícia Bernardes
Eixo 5 – Prevenção e Enfrentamento a todas as formas de Violência

 

Fonte: Wikpédia/Cmm em Salvador