segunda-feira, 26 de março de 2012

Lei "Maternidade Certa" é discutida no IPERBA

Cmm e Spm participam de palestra no Sindilimp Bahia


"A atuação da mulher no mercado de trabalho"  foi destacada nesta sexta-feira (23), em mais uma atividade do Março Mulher,na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza do Estado da Bahia (Sindilimp). As profissionais da categoria foram homenageadas e discutiram as conquistas e desafios na luta pela igualdade sexual no mundo do trabalho. 

 A atividade foi realizada na Av. Sete Portas e contou com a presença da diretoria do sindicato, entre eles Ana Angélica Rabello e Luiz Carlos Suíca, além de representantes de organizações parceiras, a exemplo da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM). Antes do evento, a titular da SPM, Vera Lúcia Barbosa visitou o sindicato, que conta com mais de cinco mil associados em toda a Bahia, com metade deste público formado por mulheres. 

Participantes do evento puderam conhecer um pouco mais da atuação da SPM, seus eixos prioritários e as iniciativas na área do enfrentamento à violência contra a mulher, como a campanha “Não esconda. Denuncie!”, em vigor durante este mês na capital e interior do estado. 

 Fotos: Kleidir Costa

Projeto"Turismo de Base Comunitária" dialoga em Salvador

Cmm leva artesanato ao Memorial das Baianas




Cmm apoia evento da Gedem no "Março Mulher"


Projeto Antibaixaria em votação na Bahia

Cmm participa da "I Feira Mulher em Ação - Violência Não!"







quinta-feira, 15 de março de 2012

Políticas públicas são discutas por mulheres de Salvador

Nós conhecemos de perto as dificuldades com as quais a periferia vive em consequência da ausência de atuação da gestão pública em diversas questões. Assim, é uma necessidade nossa promover encontros nos quais possamos analisar os problemas do contexto coletivo definindo formas de atuação coletivas e legais para solucioná-los.
Ao reconhecer a complexidade do problema, entendemos que é preciso investir em formações continuadas para que nós mulheres possamos adquirir ferramentas e conhecimento que permitam atuar na preservação dos nossos direitos constitucionais.
O nosso desafio é promover o empoderamento de nós mulheres para valorizar nossa condição de cidadã, capaz de exercer nossa cidadania de forma protagonista, deixando para trás a condição de meras coadjuvantes em nossa vida social e política.
A educação e a formação serão instrumentos para formas de atuação que visam um processo de reconstrução social, pensando na inserção de fato das mulheres negras e da periferia na sociedade e agendas políticas. 

PROGRAMAÇÃO:
 
 
Data: 31/03/12 - 8h às 17h
Local: Kilombo do Quioiô
Endereço: Estrada do Cabrito 349-E
São Jão do Cabrito Subúrbio Ferroviário
8:00 horas  Acolhimento
8:30 horas Abertura
9:15 Análise e discussão do papel que a periferia vem realizando no fazer político da cidade.
10:45  Discussão com a plenária
12:00 – Intervalo Almoço
13:00 - Discussão da relação entre Autonomia / Cidadania para as mulheres da periferia e a implementação das políticas publicas
15:30 Discussão com a plenária
16:30  Apresentação e discussão dos pontos para elaboração de um oficio para futura/os candidata/os à eleição 2012
17 :00 Encerramento
Fonte:  http://blogrededemulheres.blogspot.com/

Mulheres discutem saúde pública em Salvador


A Regional - Bahia da Rede Nacional Feminista de Saúde  (RFS), a Regional da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) e o Programa de Estudos em Gênero e Saúde -  MUSA/ISC/UFBA convidam para Palestra e Debate sobre Política Nacional de Saúde Integral da Mulher, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos

Palestrantes

 Mazé Araújo -  Fundadora da Rede Nacional Feminista de Saúde, Relatora do Direito à Saúde da Plataforma Brasileira de Direitos Humanos (DHESCA), Diretora Honorária do Curso de Especialização em Gênero e Direitos Humanos da Fundação Henry Dunant (Universidade Católica do Chile)
Cecília Simonetti -  Fundadora do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde (SP), Assessora da Relatoria do Direito à Saúde da Plataforma DHESCA, doutoranda do MUSA/ISC

Debatedoras 

Sulle Nascimento -  Coord. das Regional da AMB, Presidente do Conselho Municipal da Mulher de Lauro de Freitas, membro da AMMIGA
Lena Souza - membro da Regional da Rede Feminista de Saúde e do IMAIS

DIA 16 de março (seta-feira) às 14 h
LOCAL - Auditório do ISC - Instituto de Saúde Coletiva
ENDEREÇO - Rua Basílio da Gama s/nº - Campus Universitário do Canela (ao lado da Escola de Música e em frente à escola de Enfermagem)

Voluntárias recebem certificação por ações no Carnaval

 
Observadoras voluntárias , estudantes do Núcleo de Pesquisa da UNEB e da Faculdade Dom Pedro II que participaram da 7ª Edição do Observatório da Discriminação Racial e Violência contra Mulher no Carnaval 2012,recebem certificado nesta quarta (21/03),às 9hs, no Auditório da Secretaria da Fazenda ( Centro Histórico). 
A certificação é parte das atividades do Seminário de Avaliação do Observatório da Discriminação Racial, Violência contra a Mulher em prol da elaboração do Estatuto da Igualdade Racial do Município de Salvador em 2012. 

Cmm em novo horário de funcionamento

 
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Salvador avisa a suas conselheiras e colaboradoras quue a partir desta segunda (12/03) , o seu horário de funcionamento passa a ser das 08 às 14hs.

CONSELHO MUNICIPAL DA MULHER DE SALVADOR

Av. Sete de Setembro, 89 – Ed. Oxumaré - salas 201 – São Bento – CEP 40.060-001 – Salvador – BA

Fone: (71) 3241-8544
E-mail: cmm@salvador.ba.gov.br

Presidente: Célia Oliveira de Jesus Sacramento

Sarau homenageia mulheres no Pelourinho

Caminhada reune mulheres no Dique do Tororó

 
No Março Mulher 2012 em Salvador acontece,neste domingo (25/03)   a "Feira e Caminhada de Mulheres" com a participação da SPM ,CMM e da SECRETARIA DE SAÚDE ,a partir das 8 h no Dique do Tororó.

I Feira Mulher em Ação - Violência Não!

Conselheira discute empoderamento da mulher em Serrinha


A jornalista e secretária geral do Cmm Em Salvador,Patrícia Bernardes , foi a palestrante convidada para a discutir o tema " O Poder da Mulher no Século XXI" na Sessão Especial do 08 de Março de 2012 na Câmara Municipal de Serrinha.


O Dia Internacional da Mulher, 08 de março, foi comemorado em Serrinha com uma Sessão Especial dedicada a homenagear e discutir sobre o poder da mulher no século XXI. O evento foi proposto pelo vereador Sandro Magalhães e foi marcado pela presença de figuras femininas importantes do município.

Na abertura do evento, o cantor Izaías Moreno interpretou a música Maria, Maria de Milton Nascimento e o ver. Sandro refletiu a cerca dos desafios enfrentados pelas mulheres. Ele apresentou a necessidade da aprovação do Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, citou seu projeto Mão Certa - Combate a prostituição infantil, em parceria com Conselho Tutelar e SEDES, como medidas de proteção necessárias para garantir os direitos das serrinhenses.

A mesa foi composta pela jornalista Patrícia Bernardes (conselheira /secretária Geral do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Salvador, Pesquisadora do Observatório Mídia e Direitos Humanos em Salvador), Gelcivânia Mota (secretária de Educação de Serrinha) que falou sobre a trajetória da mulher no Magistério e Jaci Barreto que apresentou o Movimento de Mulheres Trabalhadora Rurais.

Cleuza Juriti mostrou o trabalho que vem sendo realizado pela Coordenação de Promoção a Igualdade e Apoio a Mulher- SEDES e os serviços oferecidos gratuitamente as mulheres serrinhenses. Já a professora Marizete Barbosa aproveitou a oportunidade para homenagear algumas figuras femininas de Serrinha, reconhecendo sua garra, força e luta. Os vereadores presentes reforçaram o compromisso da Câmara Municipal que tem se reunido mensalmente para discutir a construção do Plano Municipal de Políticas para Mulheres em 2012.

Estiveram presente o secretário de Desenvolvimento Social Antonio Luis de Sena, Edvaldo Teixeira (Chefe de Gabinete), Judite Sant’anna ( diretora da Escola Rubem Nogueira), Claudia Dias ( SISMUS) , sec. de Administração Idenal de Oliveira, sec. de Saúde Fernando de Oliveira Araujo, Maria Zilda Oliveira (SINTRAF) , Nilson Junior (Conselho Tutelar) , Adenisia Nery e Rosilandia Duarte (PFEM), Josenildo Amorim (assessor do Dep. Joseildo Ramos), Aldo Sampaio (Defensor Público), Isolda Pelegrine (Coord. da EMITEC) , Joseane Souza (coord. do Centro de Educação Cientifica de Serrinha), Nininho ( representando sec. de Agricultura), diretores, professores e a sociedade civil em geral.

Para finalizar o momento de comemoração, dezenas de rosas foram entregues a toda as mulheres presentes.

 
Fonte: http://www.onovoacontecer.com.br/2012/03/camara-de-vereadores-de-serrinha.html

Cúpula dos Povos na Rio+20 - Convocatória das Entidades


"Mobilizemos-nos junt@s a caminho do Rio+20 e mais além" com as adesões recebidas no processo de construção da Assembleia dos Povos que está inserida dentro da Cúpula dos Povos durante o Rio+20. Todas as organizações que aderiram ao chamado estão sendo convidadas a fazerem parte do grupo de trabalho de Metodologia da Cúpula dos Povos (já devem ter recebido um convite para integrar a lista do GT Metodologia). Em breve receberão mais informações sobre a proposta de metodologia que está sendo construída. A comunicação se dará via a lista do GT de Metodologia. O GT está sendo facilitado pela Lucia (Amigos da Terra Brasil) e Llanisca (COMPA/Cuba),podem contata-las para mais informações.

Seguimos a disposição. Com nosso abraço!

Rosilene – Jubileu Sul Brasil
Lucia – Amigos da Terra Brasil
Llanisca – Convergência de Movimentos de Los Pueblos de América (Compa)

Contato: movilizacion.rio20@gmail.com


Movimentos Sociais na Cúpula dos Povos por justiça social e ambiental
contra a mercantilização da vida e da natureza e em defesa dos bens comuns

Mobilizemos-nos junt@s a caminho da rio+20 e mais além

Por nossos direitos e pelos direitos da natureza, contra a mercantilização da vida e o esverdeamento do capitalismo.
Nós, organizações, redes e movimentos sociais, estamos envolvidos na construção da Cúpula dos Povos por justiça social e ambiental, contra a mercantilização da vida e da natureza e em defesa dos bens comuns, que se realizará no Rio de Janeiro, Brasil, entre 15 e 23 de junho de 2012, simultaneamente e na mesma cidade, da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (RIO+20). Fazemos um chamado à mobilização e coordenação das lutas por todo o planeta, para garantir que se cumpra com o direito de todos os povos, especialmente aqueles mais vulneráveis, a terem o direito de acesso à água, alimentos, energia, terra, sementes, território e meios de vida dignos, e para reivindicar os Direitos da Mãe Terra. Estamos construindo juntos, como atividade deste processo de articulação, a Assembléia Permanente dos Povos, a realizar-se no Rio.
Esta assembléia terá como desafio, fazer ouvir a voz das mulheres e homens, jovens e pessoas idosas, que dia-a-dia resistem ao avanço de um modelo de desenvolvimento por definição não sustentável, cuja desumanidade depredadora busca submeter cada aspecto da vida à ação do mercado, antepondo-se sempre a ganância de uns poucos ao bem viver do conjunto, forjando simultaneamente um rosto cada vez mais “verde” atrás do qual se esconde.
Foi durante a Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio em 1992 – a chamada Cúpula da Terra, ou, Rio 92 – que uma mobilização social quase sem precedentes frente a conferência oficial viu nascer, entre outras coisas, a Convenção sobre a Diversidade Biológica e a Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática.
São os princípios fundadores desta Convenção sobre a Mudança Climática: a responsabilidade histórica dos países industrializados pela mudança climática, dívida ecológica e climática, e, portanto, as responsabilidades comuns, porém diferenciadas para seu tratamento – que sofrem hoje como nunca os embates do capital mais concentrado em sua tentativa de converter a vida em um mercado a serviço de seus lucros. Depois dos marcantes retrocessos nas negociações climáticas de Copenhague (2009) e Cancun (2010), não há motivo para esperar resultados menos decepcionantes da COP17 em Durban (de 28 de novembro a 9 de dezembro de 2011). Também em seguida à COP10 da Convenção da Diversidade Biológica em Nagoya (2010), a mercantilização da natureza passou a ter lugar central ante a proposição dos chamados mecanismos financeiros inovadores que copiam a mesma lógica dos falidos mercados de carbono.
Porém, foi também na RIO 92, que o mundo corporativo começou a levantar a bandeira do “Desenvolvimento Sustentável”  pois sabia da possibilidade de convertê-lo em um bom negócio. Esse mesmo conceito, complementado na RIO+10 por “responsabilidade social corporativa” e subvertido até o núcleo simultaneamente pela abertura neoliberal e desregulamentação e pela economia capitalista hegemônica do financiamento global, provocam hoje, estragos na vida dos povos do planeta e ameaçam com impactos ainda piores. E é esta agenda que se aprofunda através de mecanismos e políticas de ajuste estrutural da chamada “economia verde”. Tal como a agenda neoliberal de privatizações de serviços públicos nos anos 90, vem a liberalizar a Natureza e seu acesso por parte dos mercados, dividindo em componentes – como o carbono, a biodiversidade ou os serviços ambientais – para gerar ao mesmo tempo títulos de especulação financeira, o controle corporativo, a perda da soberania alimentar e o esvaziamento dos territórios.
Frente a esta realidade, precisamos converter o RIO+20 em um processo mundial de forte mobilização, que confronte a realidade de um sistema de morte que busca perpetuarse a qualquer custo e fortalecer as lutas e resistências por nossa sobrevivência através da construção de alternativas não-capitalistas como a soberania alimentar. A continuidade e a profundidade das atuais crises, seu caráter sistêmico e cada vez mais militarizado e violento, a falta de respostas adequadas dos governos e o seqüestro dos processos de negociação multilateral por parte dos interesses geopolíticos e corporativos, vão marcando de maneira urgente a necessidade de construção deste espaço próprio, pural, democrático e autônomo, com uma mensagem contundente e realizações concretas capazes de reverberar não só nossas denúncias e demandas, mas também ser um multiplicador de nossa criatividade e solidariedade, força e esperança.
Frente a enorme festa das falsas soluções que grandes corporações, bancos e entidades financeiras internacionais e os governos cúmplices estão preparando para o RIO+20 com o fim de consolidar um capitalismo reverdecido como única resposta ante as múltiplas crises por eles mesmos desatados – crise econômica, ecológica, alimentar, energética, democrática, climática, de direitos, de gênero, enfim, crises civilizatórias, a Cúpula dos Povos terá o desafio de articular e desenhar as verdadeiras soluções que estão sendo construídas pelos povos, no campo, nos bosques, nas fábricas, nas comunidades, nos bairros, nas escolas e outros lugares de trabalho e de convivência.
Convocamos então a envolvermos neste processo e a mobilizarmos em cada lugar a caminho do RIO+20, impulsionando campanhas e iniciativas de debate e formação, de ampliação de plataformas de estratégia e ação conjunta, de coordenação e apoio solidário entre as lutas concretas e as demandas aglutinadoras.
Convocamos aos povos e movimentos em luta contra todas as formas de exploração, depredação e dominação, a unirmos conosco em uma Assembléia permanente dos Povos, onde afirmaremos nossos direitos e os da Natureza frente à mercantilização da vida e o “esverdiamento” do capitalismo, baixo a retórica da “economia verde”.
Através dos testemunhos e análises, os intercâmbios e a solidariedade, a mobilização e as ações concretas, o desafio será ainda de fortalecer as lutas presentes e convocar a novas ações e iniciativas, geradoras de novas plataformas de unidade. Nesse sentido, na Assembléia permanente dos Povos, os afetados e afetadas, os verdadeiros credores das dívidas sociais e financeiras, ecológicas e climáticas, democráticas e de gênero – que ao longo de seu desenvolvimento vem acumulando o capitalismo, o patriarcado, o imperialismo, o racismo, e o antropocentrismo – terão o desafio de contribuir significativamente na coordenação dos nossos diversos esforços por construir economias e sociedades não capitalistas, justas e equalitárias, em harmonia entre tod@s e com a Natureza, superando a fome, o empobrecimento, a exploração e a opressão, acumulando sobre a base de múltiplas lutas em curso e ajudando a nos prepararmos para confrontar os desafios estratégicos dos próximos tempos.
Se realizarão ainda, atividades auto-gestionadas em torno de aspectos vitais do processo de transformação sistêmica e civilizatória, buscaremos conhecer e apoiar diretamente as lutas da população do Rio de Janeiro, e de todos os lugares, em seus esforços de sobrevivência contra a investida do capitalismo e seu marketing verde, incluindo os mega-eventos, açambarcamento de terras, os mega-projetos, os mecanismos chamados de desenvolvimento limpo e outras tantas siglas e nomes enganosos como REDD, REDD+, biocombustíveis, denunciaremos aos responsáveis, organizaremos ações diretas e também, como corresponde, celebraremos a vida e a esperança que nascem e se nutrem de nossas lutas e conquistas.
Chamamos a nos mobilizar para construir a Cúpula dos Povos por justiça social e ambiental contra a mercantilização da vida e em defesa dos bens comuns, e a Assembléia permanente dos Povos, com base nas múltiplas lutas em curso, em defesa da vida, da soberania – alimentar, energética, financeira, territorial, política -, a autodeterminação e a igualdade e a defesa dos direitos humanos e da natureza, anallizando as origens da presente crise e das novas organizações e redes sociais para assegurar que o RIO+20 se converta em uma grande mobilização popular que fortaleça as bases locais, regionais e mundiais necessárias para enfrentar a avançada verde do capitalismo. RIO+20 tem que ser um ponto de partida para uma sociedade mais justa e mais solidária.
04 de dezembro de 2011
Esperamos vocês para construir juntos e juntas!
A vida não se vende, se defende!
Somos os povos os credores!
Globalizemos a luta, globalizemos a esperança!
Seguiremos em marcha até que todos sejamos livres!

Cmm divulga agenda do "Março Mulher" em Salvador


Em virtude do Dia Internacional da Mulher, apresentamos abaixo o calendário do Março Mulher 2012, sob o tema: "Salvador, Mulheres e a Cidade que Queremos."  Tais atividades terão o objetivo de discutir, refletir e propor, caminhos para a efetivação das Políticas Públicas para Mulheres no município de Salvador.


AGENDA

Seminário “Mulheres em Ação - A cidade que queremos”

07/03/2012 – (Quarta-feira)
Das 14hs às 21hs.
Local: Espaço Cultural da Barroquinha

PROGRAMAÇÃO

14hs. Feira de artesanato
18hs.  Amostra de Vídeo Documentário Mulher
                Soteropolitana e a Cidade que queremos
19hs. Show Artístico
19: 30 h Palestra Profa. Dra. Antonia Garcia
20hs Com a palavra as Mulheres da Periferia
20:40 hs Apresentação de Peça Teatral
21hs Coquetel baiano de Encerramento

Realização: CMM/SPM/REDE DE MULHERES

06/03/2012 - (Terça-feira)

8h – Participação do CMM na Semana das Rosas (SESC)
9h – Fórum dos Idosos

08/03/2012 - (Quinta-feira)

8hs – Café Temático
Local: Centro de Referencia Loreta Valadares

14 hs – CMM Participa das Atividades do SINDSAÚDE
Local: Rua da Independência

16 h – Marcha das Mulheres
Local: Campo Grande a Praça da Sé


11/03 – (Domingo)

Feira e Caminhada - Participação
Realização SPM X CMM X SECRETARIA DE SAÚDE
Á partir das 8 h
Local: Dique do Tororó

15/03 – (Quinta-feira)

 I Feira Mulheres em Ação Violência Não
A partir das 8 h
Local: Plano Inclinado da Liberdade

17/03(Sábado)

14h- Palestra
Local: Águas Claras

22 23 e 24/03 (Quinta a Sábado) –
Feira de artesanato
09hs às 18hs
Local:  Praça da Sé (em frente ao Memorial das Baianas)

24/03(Sábado)
14 hs – Palestra: Conhecendo os Direitos da Mulher
Local – Escola Municipal de Paripe – Paripe

29/03- (Quinta-Feira)
Apresentação do Relatório Conclusivo “Salvador, Mulher e a  Cidade que queremos”
16 h -
Local: Sede do CMM
Realização: CMM SPM e REDE DE MULHERES


30/03- (Sexta-feira)
Participação no Evento da SPM Estadual
Horário: 9hs

Cmm reune mulheres no Centro Cultural da Barroquinha

 
A socióloga Antonia Garcia ( NEIM/UFBA)  foi uma das palestrantes convidadas para o encontro "Salvador, Mulheres e a Cidade que Nós Queremos" na última  quarta (07/03) às 18hs no Centro Cultural da Barroquinha.

O imaginário popular no Carnaval 2012 em Salvador


Escrito por Patrícia Bernardes Sousa
(jornalista,gestora social e secretária geral do Cmm em Salvador) 

Pois bem... Acabou!A folia momesca acabou e os foliões já estão em casa. Em casa? É em casa. Não estou falando de mim ou de você que está lendo este post. Estou falando dos contribuintes que a mídia global insiste em dizer que movimenta os “milhões de reais” no Carnaval de Salvador.
É isso aí... Estes mesmos foliões que você pensou agora ter lembrando quando assistiu a retrospectiva das principais emissoras de Tv quando estava almoçando. Que festa espetacular o Carnaval na capital baiana heim?! Que cidade linda, limpa, organizada, com “gente bonita” e violência controlada heim?!

“Tudo certo na Bahia”... Na capital baiana então nem se fala heim?! O prefeito amando cinematograficamente a sua cardiologista particular, os cantores cantando suas  músicas  com coreografias  que “jogam milho, simulam sexo oral e  pistolas de amor” nas mulheres...

“Tudo certo na Bahia”... Que tem uma vereadora que participa de um reality show transmitido 24hs em redes sociais e tem música própria para ensinar a nós, sociedade civil, como devemos “bater o cabelo” para nosso IPTU, INSS, SUS e todos os nossos outros encargos fiscais durante o ano na cidade de Salvador.

“Circulou,circulou, circulou. É tão maravilhoso o nosso amor”... E a nossa mídia?!
Nossa sim! Se você é comprador de jornal, acessa a net e liga à TV ela também é sua. Quantas análises lúdicas lindas heim?! Pra que falar da violência em Salvador? Pra que falar dos óbitos “camuflados” cometidos na cidade?Pra que de que pra que? Vamos falar do amor do prefeito de férias João Henrique Carneiro e sua cardiologista apaixonada Tatiana Paraíso. Vamos falar do “espetáculo” de mandato de Leo Kret “batendo o cabelo” e dizendo que quem manda na Bahia é ela (a transformista), ao lado do vocalista do Psirico Márcio Vitor  , durante o desfile no circuito Campo Grande.

“ Pouh,pouh,pouh,pouh...É a pistola do amor” ... É  sim! Ela invadiu a cidade e “matou” de amor os foliões baianos e turistas que visitaram a capital baiana. “Matou” a dignidade das mulheres com jatos de urina e água lançados durante o percurso da folia. “Matou” a alegria da espera dos blocos de homens travestidos na beira do passeio público durante o carnaval. “Matou” a segurança de se transitar ao lado das atrações que “puxavam” estes blocos que faziam rir crianças e idosos.

“ Estranho heim?” ... É não se ter oposição nesta cidade...

“Estranho heim?” ...É se fechar os olhos para os desmandos dos nossos gestores municipais e estaduais.

“Estranho heim?”...É não se ter uma Mudança do Garcia digna da época que foi expulsa a primeira moradora prostituta e/ou profissional do sexo em Salvador. Se fazia protesto! Ano após ano esperando a oposição às injustiças sofridas na capital baiana durante o ano e tendo o palanque do Campo Grande para exibir faixas e palavras de ordem e pedindo MUDANÇA!

“ Por isso o negro lutou...o negro lutou...” E a mídia se isenta de comentar.
A liberdade de se expressar nas ruas através da sua cultura na folia momesca é chamada de “Ouro Negro” e nem se quer é transmitido pelas emissoras de expressividade durante os sete dias de “folia”. O que é o Carnaval Ouro Negro? O que é patrocinar algo como “ esmola” se não há quem veja? O que é gestão pública negra numa cidade que se “travesti” de políticas públicas ilusórias?

“Que brilho é esse negro?”... Não é a sua cultura não. É o estereótipo que é transmitido em “30s” numa emissora com expressão nacional e logo depois de veiculado a estatística de mortos e ações violentas entre os nossos pares – soteropolitanos em sua maioria (85%) negra.  

“ Ah...Imagina só...Que loucura...essa mistura” ...
Uma loucura “engessada” pela mídia local para não contrariar os interesses dos gestores estaduais e municipais e, assim, levar câmeras ao aeroporto e dizer :“ Estamos esperando por vocês em 2013”. Nós sim! Nós soteropolitanos que somos feitos de “escravos/estivadores” que carregamos as caixas de cerveja, seguramos nas cordas, costuramos os abadas, limpamos os camarotes, colamos os outdoors, recolhemos o lixo das praias, dançamos de forma sensual e tiramos fotos para eles ( os visitantes estrangeiros) levarem de lembrança da folia de Salvador.

Que venha 2013... Nova gestão municipal e novos atores para encenar a política do “bate cabelo” do “carneiro” no “paraíso”.

Black Style desafia Projeto Antibaxaria em 2012

 
O vocalista da banda Black Style desfilou na tarde desta segunda (20/02) no Circuito Osmar (Campo Grande) como atração do Bloco Pinel (Salvador Produções) desafiando todas as liminares emitidas contra o grupo musical. Com músicas que afetam diretamente a mulher (Projeto Antibaxaria - PL 19.237), o vocalista cantou tranquilamente para todas as emissoras de TV e Rádio que transmitiam o Carnaval de Salvador.

Conselheiras participam do Carnaval 2012


O Projeto Força Feminina tem representação junto ao CCM e também participará desta ação.
Durante os dias de Carnaval em Salvador-BA, o Conselho Municipal da Mulher (CMM) de Salvador estará presente nas ações do Observatório do Carnaval.
O Observatório do Carnaval é um projeto que tem como objetivo mapear dados de ações discriminatórias de origem racial, de gênero ou homofóbicas e faz parte da Campanha de Empoderamento das Mulheres durante o Carnaval 2012 da capital baiana.
De acordo com a gestora do CMM, Célia Sacramento, as atividades realizadas pelas conselheiras durante a festa terá um foco especial este ano. A intenção é registrar durante os desfiles dos blocos de trio, as músicas que afetam diretamente a autoestima da mulher em suas composições.
O Projeto Força Feminina tem representação junto ao CCM e também participará desta ação. Segundo informações do blog do Conselho, em 2011 o relatório do Observatório do Carnaval de Salvador apresentou um total de 350 ocorrências/denúncias. Destas, 204 registros para casos de racismo, 91 denúncias de agressão à mulher, e 55 ocorrências contra LGBTTTs.

Fonte: www.oblatas.org.br

quinta-feira, 1 de março de 2012

" Março Mulher 2012 " é discutido no subúrbio



Conhecemos de perto as dificuldades com as quais a periferia vive em consequência da ausência de atuação do poder público em diversas questões. Assim é uma necessidade promover encontros, nos quais possamos analisar os problemas do um contexto pessoal e coletivo, definindo caminhos para solucioná-los.
Reconhecemos a complexidade do problema, e entendemos que é preciso investir em formações continuadas para que as mulheres possam adquirir ferramentas que lhes permita atuar  na preservação dos seus  direitos constitucionais.
O nosso desafio é promover o empoderamento das mulheres para valorizar sua condição de cidadã, capaz   de exercer sua cidadania de forma protagonista, deixando para trás a condição de meras coadjuvantes em suas próprias vidas. 

Serviço: 

Analise da Atual Conjuntura das Políticas Publicas para as Mulheres e a Relação com o Universo feminino do Subúrbio e Periferia”

 Dia: 31/03/12 
Horário: 8h às 17h
Local: Centro de Orientação a Família
(Comunidade do Boiadeiro)