terça-feira, 24 de abril de 2012

Cmm apoia Instituto Odara em Salvador






Sindoméstico promove "III Semana de Valorização do Trabalhador Doméstico" em Salvador


PROGRAMAÇÃO

Data: 26 e 27 de Abril de 2012
Local: Shopping Piedade - Piso L1
Horário: 09:00 às 20:00

1.   Stand de Emissão de Carteira de trabalho
2.   Stand do Calculo Trabalhista
3.   Stand do Cadastramento ao PATRA
4.   Stand de inscrições para os cursos oferecidos pelo SINEBAHIA
5.   Balcão de informações do Sindoméstico
6.   Balcão de informações da Amatra5/TRT5 sobre Orientações Trabalhistas
7.   Balcão de informações do INSS sobre Previdência Social
8.   Balcão de informações da SESAB sobre Saúde da Mulher
9.   Balcão de Combate ao Trabalho Doméstico Infantil
10.    Espaço Trabalho Decente com exposições escalonadas de 15 minutos sobre o universo do Trabalho Doméstico.

Data : 27 de Abril – das 14: ás 17:00 h.
Local : Praça da Piedade
ATIVIDADE – Concentração  em Comemoração ao   27 de Abril “Dia Nacional das Trabalhadoras Domesticas”
Maiores Informações : Sindomestico – Tel. 3334-1734,
Cleusa Santos  Tel. 9630-6213 ou 8641-7237.
 Participem !!!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

GEDEM promove "Diálogo dos Saberes" em Salvador


O Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher - GEDEM do Ministério Público do Estado da Bahia, apresenta o PROJETO DIÁLOGO DE SABERES. O Ministério Público passa a receber uma vez por mês representantes da academia para apresentações de monografias, dissertações, e teses relacionadas a temas que envolvam, direta ou indiretamente, a atuação do Ministerio Público: A ACADEMIA VAI AO MINISTÉRIO PÚBLICO. Será também criado um espaço para receber, mensalmente, apresentações de projetos e experiências desenvolvidos por comunidades e movimentos sociais: A SOCIEDADE CIVIL COMPARTILHANDO SEU CONHECIMENTO. Ainda compondo este Projeto,  o Ministério Público,  disponibilizará palestras a serem apresentadas em universidades e escolas públicas, uma vez por mês,  com temas, "direitos humanos, gênero e violência doméstica";  " Lei Maria da Penha e os impactos no direito de família"; "Lei Maria da Penha e a importância da atuação interdisciplinar", dentre outros. O MINISTÉRIO PÚBLICO VAI ATÉ VOCÊ.
Os interessados em apresentar seus trabalhos ou em receber a instituição com as palestras disponibilizadas deverão encaminhar e-mail para gedem@mp.ba.gov.br.
 
Obs: Confirme sua participação inscrevendo-se no site do Ministério Público, www.mp.ba.gov.br
 
 
 

Grupo Alerta Pernambués realiza oficinas em Salvador

"Oficina Mulheres Itinerantes" é lançada em Salvador


As Mulheres Negras tem sido parte importante da sociedade brasileira há cinco séculos. Com diversas participações de grupo específico em defesa de seus interesses ou como parte do amplo contingente negro ou geral que luta por justiça social e inclusão social, sua atuação pode ser vista desde o regime escravocrata até os dias atuais.
É cada vez notório o papel da juventude no novo macro civilizatório do país. Apesar da história de serem porta voz de um passado “silencioso” as jovens negras e baianas destacam-se pela luta e perseverança de supremas adversidades e ainda tomar possível, ambientalista de tolerância e democratização do poder entre os povos.
A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 2011 como o Ano Internacional dos Afrodescendentes, pois são eles que sofrem com mais discriminação e dificuldade de acesso a serviço básico, como educação. Podemos perceber isso através dos dados pelo IBGE que as mulheres negras ainda ocupam cargos de serviços domésticos. A maioria com faixa estaria de 25 a 39 anos (39,5%) e sendo assustador com jovens de 18 a 24 anos que possuem um número elevado de desemprego ou ocupando serviço doméstico.

Com o objetivo de fomentar ações educativas, culturais, autonomia e empregabilidade das mulheres negras, o GAP (Grupo Alerta Pernambués) convida todas as mulheres para participar da Oficina Mulheres Itinerantes, onde iremos abordar:

* Educação e Racismo com Profª Historiadora Diana Costa e Profª Dayse Sacramento.

* Empregabilidade (ética profissional, direitos trabalhistas (FGTs, Férias, PST, Assédio moral, Saúde preventiva (doenças transmitidas no ambiente de trabalho) com a Jornalista e Gestora Social Patrícia Bernardes.

* Culinária Africana (Mini-curso Cozinha Didática) com Chef Rogério Britto e a baiana de acarajé Rita Brasil.

* Violência (Lei Maria da Penha: Direitos da mulher violentada, O que fazer?, Quem procurar?), Machismo e Lesbofobia com a Pedagoga Sandra Munõz.
* Autonomia (Oficinas artesanais) com a Profª Ana Paula Alencar e a Jornalista Patrícia Bernardes.

Data: 06/05/2012 (domingo)

Horário: Das 09hs ás 19hs

Local: Sociedade Beneficente e Recreativa Unidos de Pernambués (Rua Escritor Edson Carneiro nº 35). Em frente a Cesta do Povo.

Valor: 1Kg de alimento não-perecível (Doaremos a IBCM (Instituto Beneficente Conceição Macêdo/ Atua com crianças com HIV).

Serviremos café da manhã, almoço e lanche.

No final das atividades, teremos um show com a Banda Samba Mix.

Será um dia recheado de atividades.

Contamos com sua presença!

Informações: Profª Diana Costa 8733-3715 ou 9296-5424

Inscrições pelo telefone: GAP 3389-4760


Vagas limitadas!






"Dia Nacional da Mulher" é comemorado em Salvador


A coordenadora do Projeto Encruzilhada de Direitos – Raça, Gênero e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres Negras da Bahia, do CEAFRO, Vilma Reis, é uma das homenageadas pelo Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher do Ministério Público do Estado da Bahia. O evento, Mulheres que Fazem a Diferença, que acontece na próxima sexta-feira (20.04.12), às 16h, é para marca o Dia Nacional da Mulher, celebrado em 31 de abril.

Na ocasião o Ministério Público reconhecerá o mérito de mais quatro mulheres que têm se destacado nas suas diversas áreas de atuação, são elas: a ministra Eliana Calmon, a procuradora de justiça Lúcia Bastos Farias Rocha, a deputada estadual Luiza Maia, a Ebomi Nice de Oyá. Vilma Reis faz parte desse grupo de mulheres homenageadas por toda a sua trajetória de vida e luta pelos direitos das mulheres negras, mulheres e direitos humanos. 

Em 2012 completou 12 anos de trabalho no CEAFRO, Programa de Educação para a Igualdade Racial e de Gênero do CEAO/FFCH/UFBA e quatro anos coordenando o Projeto Encruzilhada de Direitos. 

Fonte: CEAFRO 

"Odara – Instituto da Mulher Negra" é lançado em Salvador


Inclusão da mulher negra brasileira no novo ciclo de desenvolvimento da Bahia e do Brasil, as desigualdades, a situação de pobreza, um conjunto de desvantagens às quais são obrigadas a vivenciar e situação de miséria que assola seu cotidiano serão temas do debate que marca o Lançamento do Odara – Instituto da Mulher Negra, que será realizado na quinta-feira, 19 de abril, às 18h, no Auditório da Biblioteca Pública da Bahia, Barris.

A atividade tem como objetivo convocar as organizações de mulheres, organismos internacionais, agências de cooperação, governo e demais parceiras e parceiros para pactuarem estratégias de inclusão das mulheres negras no desenvolvimento do estado da Bahia e do País.

Fundada em agosto de 2010, o Odara Instituto é uma organização feminista negra que visa superar em nível pessoal e coletivo a discriminação e o preconceito, bem como buscar alternativas que proporcionem a inclusão sociopolítica e econômica das mulheres afrodescendentes e seus familiares na sociedade.

Após 10 anos da Conferência de Durban no Brasil, poucas políticas públicas conseguiram impactar nos dados de desigualdade entre negros e brancos e homens e mulheres.

Para tratar do tema “Inclusão da Mulher Negras no Novo ciclo de Desenvolvimento da Bahia e do Brasil”, a Odara convidou como palestrantes a Ministra da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros, o Coordenador do UNAIDS no Brasil, Pedro Chequer, a Representante da Fundação Ford no Brasil, Nilcéia Freire e a Consultora da Ouvidoria da Petrobras, Wânia Sant'Anna.

Após a realização do debate as representantes da Odara irão finalizar a cerimônia que dará inicio a formalização do “Pacto de Inclusão das Mulheres Negras na Agenda de Desenvolvimento”, selado entre organizações feministas e negras da Bahia, organizações apoiadoras e representantes governamentais. 

Esperamos tod@s lá!!
Valdecir Nascimento 

terça-feira, 10 de abril de 2012

Instituto discute inclusão de mulheres negras em Salvador


Afribas fortalece intercâmbio África - Brasil

Com o objetivo de fortalecer laços econômicos, educativos, culturais e sócio-línguisticos entre o Brasil e os países do Continente Africano a Afribras (Associação Cultural África Brasil), tem a honra de convidar toda a Sociedade para sua inaguração dia 20 de abril de 2012, ás 9hs na Câmara Municipal de Salvador, onde apresentaremos toda a diretoria, divulgaremos nossas atividades e cadastraremos os associados.

Prince Adeyinka Adewole
B. Sc (Hons), M.B.A, MNIM
Presidente AFRIBRAS

Ciclo de Palestras comemora os "20 anos da Steve Biko"

Conferência "Katia Mattoso"

Ex- Ministra no Centro Cultural da Câmara em Salvador

Senac capacita mulheres do Uruguai

Curso Senac Móvel: Cabeleireiro Assistente
Disciplina: Relações Socioprofissionais e Ambientais
Período: 09 à 12 de abril de 2012
Horários : 13h30min as 17h30min
Local: Associação João de Deus (Uruguai)
(71) 3312- 5294