quarta-feira, 29 de agosto de 2012

1º "Ciclo de Diálogos Eleições 2012" do Instituto Odara



O Odara- Instituto da Mulher Negra convoca as organizações de mulheres negras da cidade do Salvador para dialogar sobre as eleições municipais, pactuar e discutir estratégias de inclusão das mulheres negras no ciclo de desenvolvimento da cidade e propor uma analise conjuntural sobre o lugar e o papel das mulheres negras no cenário político.  

 Nestas eleições um novo cenário político se apresenta e coloca as mulheres negras na ponta da disputa e do debate eleitoral assumindo lugares de destaque dentro das chapas majoritárias de três partidos e projetos diferentes que disputam a prefeitura da capital conhecida como a cidade mais negra fora da America Latina e também pelos seus níveis elevados de desigualdades que assola e define a vida da população negra.  Para debater essas questões sob a ótica das mulheres negras de Salvador se propõe o dialogo: Eleições 2012: Uma reflexão sobre o papel das Mulheres Negras.


Participem!


terça-feira, 28 de agosto de 2012

"Turnê Bolshoi Nordeste" chega ao Teatro do Saber


"Varanda do Sesi " recebe Virgínia Luz


"Expressão da Mulher Negra na Literatura" é tema em Salvador


"Correio Nagô" lança portal em Salvador


Cartilha "Omirá" é lançada em Salvador

 
 
A Cartilha "Omirá" será lançada dia 06/09 em Salvador. O lançamento conta com o apoio da Secretaria Municipal da Reparação (SEMUR) e é idealizada pelo Projeto Raízes de Áfricas, representação do movimento negro alagoano.

 A Cartilha Omirá Ciclos de Vida: “A Saúde Afro-Brasileira, da Gestação à Infância” surge com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Saúde, órgão promotor e garantidor da saúde no estado de Alagoas.Seu objetivo é a produção de conhecimentos, a democratização da informação à população, relacionados às doenças de maior prevalência no gestacional e infância da população negra.
 
 

SEMUR discute "Genocídio da População Negra"

 
A Secretaria Municipal da Reparação (SEMUR - Ailton Ferreira) debateu nesta terça (28/08) o Genocídio da Juventude Negra e propõe inclusão do item Raça/Cor nos boletins de ocorrência da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Foi apresentado Relatório do Ministério da Saúde sobre o número de Homicídios da População Negra no Brasil e proposto ações conjuntas com o Governo e a Sociedade Civil Organizada.

Maria Dolores discute "Milton Nascimento" no TCA


XII Ìgbà - Seminário Afro - Alagoano

 
A jornalista baiana Patrícia Bernardes é a palestrante convidada para a Sessão Especial "Ilerá - Afirmando a Saúde da População Negra como Política Pública" , dia 31 de agosto , às 9hs na Assembléia Legislativa em Alagoas,realizado pela ONG Raízes da África , dirigida pela professora Arísia Barros.
Em maio de 2011 , a jornalista e gestora social , foi a palestrante convidada para falar de Gênero e Direitos Humanos na Saúde Pública durante o II Congresso Nacional de Mulheres de Entidades Médicas promovido pela Federação Nacional de Médicos (FENAM) no Hotel Sheraton em Porto Alegre ( Rio Grande do Sul) .
 

PPA da Saúde é apresentado em Salvador

 
 
O Plano Plurianual de Saúde, que tem na sua construção o projeto político de saúde do Governo do Estado para o período de 2012 a 2015, foi destaque na 207ª Reunião Extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), presidida pelo secretário da Saúde, Jorge Solla, na tarde desta quinta-feira (23), no auditório da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri).
A apresentação do Plano foi feita pelo coordenador de Projetos Especiais, Washington Abreu. O documento trata dos 13 compromissos do Programa Bahia Saudável e da Agenda Estratégica da Saúde (AES) 2023, leva em consideração colocações da sociedade, através do Plano Plurianual Participativo (PPA-P) e das propostas discutidas na 8ª Conferência Estadual de Saúde.

XIII Seminário "Mulheres Negras - Resistência e Soberania de Uma Raça"


Informações: cenpah@gmail.com

I Feira de Cultura Étnica e Popular do Curuzu