sábado, 29 de setembro de 2012

Secretária ressalta importância de empregos no turismo

Os cursos de capacitação de profissionais para a área do turismo na Bahia, cuja certificação foi realizada nesta quinta-feira (27), em Salvador, foi destacada pela Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Lúcia Barbosa. A iniciativa, da Secretaria do Turismo (Setur), Governo Federal, entre outros parceiros, beneficiou 546 pessoas da capital e entorno, o que possibilitará mais qualidade nos serviços voltados à área turística, além de oportunidade de emprego para os beneficiados.

A secretária ressaltou a importância de promover a empregabilidade como forma de combater as desigualdades sociais, principalmente com relação ao público feminino. “É comprovado que as mulheres enfrentam mais dificuldade de colocação no mercado de trabalho e de remuneração justa”, comentou Barbosa, que fez a entrega de certificado a uma das alunas atendidas pela capacitação.

O governador Jaques Wagner afirmou que “não há melhor política social que a geração de emprego e ocupação”. Na oportunidade, ele também lançou o Pronatec Copa, programa que vai capacitar 5 mil trabalhadores nos idiomas inglês e espanhol, além de Língua Brasileira de Sinais de Libra.

Mais oportunidade – Moradora do bairro cabula, em Salvador, Edneia Costa, 32 anos, foi capacitada como recepcionista para o setor de hospedagem. Recebeu seu certificado e acredita que está diante da perspectiva real de conseguir emprego na área. “Gostei bastante do curso. Foi de qualidade, com professores gabaritados. Desejo ampliar ainda mais meus conhecimentos”, disse, destacando as oportunidades de inclusão do público jovem da Bahia nos últimos anos.

Fotos: Kleidir Costa/SPM

Outubro Rosa reforça ações na área de saúde da mulher



As ações voltadas à saúde da mulher ganham reforço a partir da segunda (1º) com as atividades do “Outubro Rosa”, lançado nesta sexta (28) pelo Governo do Estado. O nome faz referência à cor do laço rosa, símbolo da luta contra o câncer de mama. Até o dia 5 de outubro acontece a primeira etapa da campanha, que pretende beneficiar 8 mil mulheres, moradoras da capital, com sensibilização sobre o tema, exames diagnósticos, além de tratamento e monitoramento dos casos.

Titular da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), Lúcia Barbosa comemorou a iniciativa, voltada exclusivamente ao público feminino, maior parcela populacional da Bahia. “O trabalho de prevenção, articulado em rede com diversos organismos é determinante para avançarmos na política de saúde da mulher”, disse, ao lado do secretario da Saúde, Jorge Solla. Desde o ano passado, com ações semelhantes, que acontecem por meio de unidades móveis, mais de 63 mil atendimentos foram realizados.

Fotos: Kleidir Costa/SPM

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Projeto Wá Jeun Imó Kí Nbó chega ao Pelourinho



O Projeto Wá Jeun Imó Kí Nbó "Venha Comer Cultura Que Alimenta" acontece nesta sexta (28/09) às 17hs na Casa do Benin. O evento tem como objetivo resgatar a cultura gastronômica da Bahia através de palestras ,xxposições e intervenções culturais .
Valor: R$20 (camisa)
Realização e Contatos: Tulany 8748-4183 / 9162-3077

" Sociedade e Estado" são tema de seminário em Salvador


"Diálogo dos Saberes"discute cultura e genêro no CEAF


Pré- candidatas as Eleições na reta final em Salvador



No próximo domingo (07/10) das 08 às 18hs, o Movimento de Mulheres de Salvador (MMS) irá mostrar se de fato exerce influência nas Eleições Municipais de Salvador. Pela 1ª vez, a capital baiana vivencia as prévias da escolha da sua 1ª vice-prefeita negra e militante para levar adiante os projetos de gestão da sua cidade. As pré-candidatas Olivia Santana, Nice Santos e Célia Sacramento foram ouvidas e questionadas pelo MMS em uma recente ação afirmativa para a apresentação das plataformas políticas apresentadas pelas candidatas citadas,promovido pelo Instituto Odara.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

V Temática no CRLV em Salvador


"Violência Contra a Juventude Negra" é discutido em Salvador

Prezadas e Prezados,

Viemos por meio desta convidar a um diálogo sobre o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra e a sua Rede de Mobilização nesta quinta( 13/09/12) às 19hs no CDCN (Pelourinho). Pretendemos debater as atualizações feitas no processo de elaboração do Plano, com a expectativa de ouvir atores já atuantes em temáticas ligadas a esta agenda em Salvador e dialogar sobre a construção de uma Rede de Mobilização em torno do Plano.O Plano, em âmbito nacional, busca a implementação de ações e estratégias de mobilização social e política pela prevenção dos homicídios que afetam crescentemente a juventude brasileira, especialmente sua população jovem negra masculina.A previsão para seu lançamento nacional é novembro de 2012, sob coordenação da Secretaria Geral da Presidência da República / Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).


Agradecemos a gentileza de confirmar sua participação da referida reunião para o email fernanda.papa@presidencia.gov.br 
Atenciosamente,

Fernanda Papa

fernanda.papa@presidencia.gov.br

(55 61) 3411-3570

(55 61) 3411-1160

Coordenadora Geral de Políticas Setoriais

Secretaria Nacional de Juventude

CAMAPET é incendiado em Salvador



Amanhecer com dor e lágrimas...
é preciso ser Fênix,
“ ...Vamos Renascer das Cinzas...”
Não existem coincidências. Mais um 11 de setembro em que o céu vira camaleão, perde a sua cor azul e fica completamente vermelho.O nosso Grande Projeto CAMAPET – Cooperativa de Reciclagem de Garrafas Pet ficou em chamas esta noite, um morador de rua em um ato criminoso, ateou fogo nos resíduos sólidos que se encontravam no galpão da Cooperativa, provocando uma tragédia sem precedentes.
Tragédia porque ali estavam depositados mais do que garrafas, papelões, madeiras, matérias recicláveis, neste espaço agora destruído pelas chamas foi plantado sonhos, esperanças, expectativas, projetos e possibilidades de construção de novas formas de lidar com a vida.
O CAMAPET é fruto da iniciativa de jovens negros do bairro do Uruguai que inquietos com a exclusão a que estavam submetidos, a falta de um projeto de desenvolvimento local e sustentável, a ausência de propostas e políticas governamentais que os inserisse na cidade e no futuro se mexeram, se mobilizaram e criaram um projeto de educação ambiental que incubou a Cooperativa de Reciclagem de Garrafas Pet.
O esforço depreendido pelo grupo ao longo dos anos foi singular, produziu resultados maravilhosos, ampliaram as parcerias com Universidades, organizações governamentais e não governamentais, com projetos de assessoria técnicas, que orientaram e contribuíram na estruturação dos princípios norteadores deste grande empreendimento. Aos poucos foi crescendo, ocupando espaços políticos e estratégicos em Itapajipe e nos diálogos da cidade sobre reciclagem, economia solidária e protagoniza o processo de estruturação do complexo de cooperativas de reciclagem da cidade, pelo acumulo e o êxito conquistado.
Foram centenas de jovens da Península de Itapagipe, Lobato e adjacências que passaram pela Cooperativa. A capacidade dos jovens que criaram o Camapet revelou um projeto que despertou e desperta jovens, amplia seus horizontes numa conjuntura de tantas incertezas, descréditos e perda de valores, em um espaço que ao longo dos seus quinze anos vem tecendo consciência, fortalecendo identidades, gerando novos caminhos e agregando valor social e político.
A Cooperativa se transformou, e se transforma na dinâmica da vida de homens e mulheres de Itapajipe.
Lugar de tantos moradores e moradoras;
Luta de tantos sonhos e esperanças;
Lugar de acreditar que vale a pena a luta política pelo direito a cidade.
Ver a fumaça cinzenta saindo do galpão da Cooperativa neste amanhecer, junto com os cooperados e cooperadas, foi muito triste. São várias famílias negras que aprenderam no lixo a reinventar projetos de vida e sonhos.
Mas  serviu de estímulo. Retroalimentou nossas esperanças, fortaleceu nossos projetos.
Vamos renascer das cinzas! Sim. Nos podemos!
Por isso lutamos pelo direito a cidade. Estamos tecendo uma grande rede de solidariedade e incentivo. Qualquer ajuda para reconstrução do projeto está sendo aceita.
Foram queimadas prensas, equipamentos novos, cerca de 5 mil toneladas de papéis e materiais reciclados que seriam comercializados para o pagamentos mensal dos cooperados, dias a fio de horas de trabalho.

NOSSA ESPERANÇA NÃO PEGA FOGO! NUNCA.

Venham conosco nesta rede. Vale orações, solidariedade, dinheiro, afeto, doações, cestas básicas para as famílias cooperadas.O momento é de reconstrução. Passe pelo CAMAPET. Venha prestar seu apoio.

Contatos:
. Joilson Santana – Presidente do CAMAPET – 8784.4383
. Ana Karine Nascimento – 8749.4979
. Email: camapet.camapet@gmail.com