terça-feira, 31 de maio de 2011

CMM responde “Qual lugar ocupamos na sociedade?” em Salvador



A pergunta, feita por mulheres e para mulheres, em audiência pública em Maio , no Centro de Cultura da Câmara, e teve como resposta fácil: “Ocupamos o lugar da exclusão”. A afirmação foi da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Célia Sacramento, que alertou para a ausência da presença feminina nas esferas de poder, apesar de representarem 52% da população soteropolitana.
O encontro, promovido pela Rede de Mulheres da Bahia e Fórum Nacional de Mulheres Negras, reuniu representantes de comunidades carentes de Salvador, de órgãos públicos e entidades de defesa dos direitos da mulher. A vereadora e ouvidora-geral da Câmara, Olívia Santana (PC do B), que apoiou o evento, destacou o empoderamento das mulheres como requisito essencial para a implementação e execução de políticas públicas.
A qualificação profissional das mulheres foi apontada pelas participantes da audiência como forma de possibilitar que figuras femininas ocupem os mais diversos cargos em empresas, indústrias e na política. “Precisamos garantir bancadas de mulheres em todas as esferas de poder”, ressaltou Olívia. Os dados apresentados pela vereadora mostram que ainda há muito a ser feito. As mulheres ganham cerca de 30% menos do que os homens, ao mesmo tempo em que, na Bahia, mais de 60% das mulheres sustentam suas famílias.
Mobilizadoras sociais de Cajazeiras, Subúrbio Ferroviário e Sussuarana falaram sobre as dificuldades vividas pelas mulheres nos bairros: a falta de creches e escolas integrais que dêem autonomia às mães, de cursos profissionalizantes que as capacitem para o mercado de trabalho, e de melhores oportunidades para mulheres catadoras de lixo.
 Também estiveram presentes no debate a representante da Sepromi, Valdecir Nascimento, e a pesquisadora e historiadora Janete Suzart, conselheira do CMM,  que chamou a atenção para o alto índice de mortalidade materna e para a feminização da pobreza. “As mulheres representam 70% da população pobre no mundo”, assinalou. 

Fonte: Câmara Municipal de Salvador
http://www.cms.ba.gov.br/noticia_int.aspx?id=2859

Um comentário:

  1. Foi muito importante ese evento pois já se pode sentir umas das grandes necessidades que as mulheres negras da periferia recisam

    ResponderExcluir