sexta-feira, 28 de junho de 2013

INSS promove Fórum Violência Doméstica e Familiar em Salvador


Prefeitura do Salvador realiza a III Conferência Municipal da Igualdade Racial




A Prefeitura do Salvador, através da Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e o Conselho Municipal das Comunidades Negras (CMCN), promove entre os dias 3 e 5 de julho a III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial - Compir no Centro de Convenções da Bahia.

A III Compir tem como tema "Democracia e Desenvolvimento sem Racismo - Por uma Salvador Afirmativa" e, como subtemas:
I. Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo;
II. Políticas de igualdade racial no município de Salvador: avanços e desafios;
III. Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial;
IV. Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão; mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.

O evento é preparatório para as conferências Estadual (Conepir), a ser realizada entre os dias 28 e 30 de agosto, e a Nacional (Conapir), que acontece de 5 a 7 de novembro deste ano e se configura um importante instrumento para que a sociedade busque reafirmar e ampliar o compromisso governamental com a sociedade soteropolitana, mediante as políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade. 

Foram realizadas nos dias 8, 9, 15 e 26 de junho as pré-conferências em diversas localidades de Salvador com o objetivo de promover a reflexão para o combate ao racismo e retirar os delegados para representar os diversos segmentos da sociedade na Compir.



terça-feira, 25 de junho de 2013

SPM articula integração de serviços públicos do “Mulher, Viver sem Violência”, na Bahia



A  Superintendência de Políticas para Mulheres , através da sua gestora Monica Kalile , participou neste mês de junho (18/06) de uma reunião no gabinete da vice-prefeita Célia Sacramento , para discutir os rumos iniciais do Programa “Mulher, Viver sem Violência” . O programa é destinado à adesão dos governos estaduais e prevê a criação de centros integrados de serviços especializados, humanização do atendimento em saúde, cooperação técnica com o sistema de justiça e campanhas educativas de prevenção e enfrentamento à violência de gênero. A iniciativa aumentará centros de atenção às mulheres em áreas de fronteira do Brasil com a Bolívia, Guiana Francesa, Guiana Inglesa,Paraguai, Uruguai e Venezuela, para migrantes e combate ao tráfico de pessoas.

Conduzidos pela secretária de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, encontros envolvem Casa Civil, SPM e TJ do estado

O programa “Mulher, Viver sem Violência” será o foco das reuniões que a secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves, terá com representantes da Casa Civil da Bahia, do Tribunal de Justiça da Bahia e da Secretaria de Políticas para as Mulheres do estado. Os encontros acontecem nesta terça-feira (18/06), em Salvador.

O programa foi lançado em março pela presidenta da República, Dilma Rousseff, e pela ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

Entre outros assuntos, Aparecida Gonçalves fará articulação dos detalhes para a construção da Casa da Mulher Brasileira em Salvador e a humanização dos serviços de saúde no estado, tópicos incluídos no “Mulher, Viver sem Violência”.

O programa é destinado à adesão dos governos estaduais. Prevê: criação de centros integrados de serviços especializados, humanização do atendimento em saúde, cooperação técnica com o sistema de justiça e campanhas educativas de prevenção e enfrentamento à violência de gênero. A iniciativa aumentará centros de atenção às mulheres em áreas de fronteira do Brasil com a Bolívia, Guiana Francesa, Guiana Inglesa, Paraguai, Uruguai e Venezuela, para migrantes e combate ao tráfico de pessoas.

A Casa da Mulher Brasileira centralizará delegacias especializadas de atendimento à mulher (DEAM), juizados e varas, defensorias, promotorias, equipe psicossocial (psicólogas, assistentes sociais, sociólogas e educadoras, para identificar perspectivas de vida da mulher e prestar acompanhamento permanente) e equipe para orientação ao emprego e renda. A estrutura física terá berçário, brinquedoteca e espaço de convivência para as mulheres.

O custo médio de cada Casa é de R$ 4,3 milhões, incluindo construção financiada pelo governo federal, aquisição de equipamentos, mobiliário e transporte. A previsão é atender cerca de 200 pessoas/dia, 6.000 por mês e 72.000 ao ano.



Fonte :Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPMPresidência da República – PR



Pré-Conferência promove eleição de Delegados da III COMPIR





A Secretaria Municipal da Reparação e o Conselho Municipal das Comunidades Negras convidam as associações, instituições e lideranças comunitárias, movimento negro e demais organizações para participarem do Encontro de Preenchimento das vagas remanescentes nos segmentos que não atingiram o número de delegados e delegadas para a III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
O encontro será no dia 26 de junho, 8h, no Auditório da OAB, Rua Portão da Piedade, nº 16, Centro.

Ps: O número de vagas remanescentes pode ser ampliado após a Pré-Conferência de Ilha de Maré.
SEGMENTO  MULHERES ENTIDADES CARNAVALESCAS MOVIMENTO NEGRO ASSOCIAÇÃO DE MORADORES RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA MARISQUEIRAS E PESCADORES CIGANOS AMBIENTAL PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OUTRAS RELIGIÕES CAPOEIRA SAÚDE INDÍGENA JUVENTUDE LGBT QUILOMBOLA RASTAFARI

Contatos:
  • Tel.: (71) 4009-2600
  • E-mail: compir.salvador@gmail.com
Atenciosamente,

Alexandre Drumond Martins de Oliveira
Membro da Comissão de Mobilização e Articulação

Quinta Temática sobre Mortalidade Materna encerra atividades do Centro de Referência Loreta Valadares que anuncia mudança para os Barris



Centro de Referência Loreta Valadares (CRLV) completará em novembro oito anos de existência através da Superintendência de Política para Mulheres (SPM) e  convida as assistidas, amigos, estudantes, parceiros e colaboradores ao enfrentamento à violência contra a mulher de Salvador para participar da“Quinta Temática – Mortalidade Materna” no dia  (27/06), às 09 h , como parte do encerramento do  ciclo de atividades do CRLV na  Rua Aristides Novis, 44  bairro da Federação.
O evento contará  com a Palestra da  Senhora Ana Paula Freire, Enfermeira  Sanitarista das Secretaria Municipal e Estadual  de Saúde,  o mediador   Marcos Antônio Sampaio, Presidente  do Conselho Municipal de Saúde e a debatedora Vereadora Aladilce  Souza.
Abordando os avanços e desafios sobre a mortalidade materna considerada pelos especialistas  como uma“MORTE EVITAVEL”, vão  ser apontados os caminhos da REDE CEGONHA, o empenho dos órgãos de defesa dos direitos da mulher em humanizar os serviços prestados às mulheres de  Salvador e  também a Lei Municipal que determina  que as mulheres tem o direito de saber onde vão dar a luz a seus filhos.
Este evento também marcará  a mudança de  endereço do referido Centro para a Praça Almirante Coelho Neto, nº01, bairro Barris,  com o objetivo de ampliar o atendimento às mulheres vítimas de violência em um local com melhor mobilidade urbana, que contará com serviços de equipe multidisciplinar (assistentes sociais, psicólogas, advogada), sete salas de atendimento, brinquedoteca para atendimento dos filhos das assistidas, Centro de Documentação da Mulher  com acervo bibliográfico voltado para a temática aberta a visitação pública,  além de uma sala especial para mulheres idosas ou com necessidades especiais.
O  novo Centro de Referência Loreta Valadares (CRLV) retoma as suas atividades de atendimento às mulheres vítimas de violência em Salvador  até o final do  mês de julho.

Serviço:
O quê: Quinta Temática sobre Mortalidade Materna
Quando: (27/06), das 09 h as 11:00 h 
Onde: Centro de Referência a mulher  Loreta Valadares (CRLV ) Rua Aristides Novis, 44  Bairro da Federação.
Contato: 21087300 – 2354268 – centroreferencialv@gmail.com

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Prefeitura de Salvador realiza plenárias para III Compir


A Prefeitura do Salvador, através da Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e o Conselho Municipal das Comunidades Negras (CMCN), promove nos dias 7, 9 e 15 de junho as plenárias preparatórias para a III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir). As reuniões, que serão realizadas em oito localidades de Salvador, visam contribuir para a ampliação do debate público em torno do enfrentamento ao racismo, além de levantar contribuições para a Compir, a ser realizada de 3 a 5 de julho.

Podem participar das plenárias representantes dos poderes públicos municipal, estadual e federal, além de associações, entidades e pessoas ligadas à luta pela igualdade racial e a comunidade.  As inscrições são feitas no local.

A III Compir tem como tema "Democracia e Desenvolvimento sem Racismo - Por uma Salvador Afirmativa" e, na ocasião, será apresentado o Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, disponível no site http://www.semur.salvador.ba.gov.br/. O evento é preparatório para as conferências Estadual (Conepir), a ser realizada entre os dias 28 e 30 de agosto, e Nacional (Conapir), que acontece de 5 a 7 de novembro deste ano.

Calendário de plenárias

Dia 8 - 8h
Locais: Escola Municipal Cid Passos - Coutos
           Escola Municipal Baronesa de Sauípe - Ribeira
           Escola Municipal Agnelo de Brito - Boca do Rio
           Escola Municipal Conceição Imbassahy - Beirú/ Tancredo Neves


Dia 9 - 8h/ 14h
Locais: Escola Municipal Pirajá da Silva - Liberdade
           Escola Municipal João Pedro dos Santos - Av. Mário Leal Ferreira (Brotas)
           Escola Municipal Manuel de A. Cruz - Cajazeiras 11 - 14h

Dia 15 - 8h
Local: Escola Municipal de Praia Grande - Ilha de Maré


CRLV discute "Mortalidade Materna" em Salvador


1º Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Jovens Mulheres



A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e a Secretaria Nacional de Políticaspara as Mulheres (SPM) realizam, de 6 a 8 de junho, em Brasília, o 1º Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Jovens Mulheres.
O evento tem como objetivo ampliar o debate daspolíticas públicas para as jovens com a sociedade e o governo federal. O Seminário, que tem como tema central “Educação e Trabalho para a autonomia das jovens mulheres”, acontece na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC, na 902 sul, emBrasília/DF.
Estão confirmadas as presenças de Gilberto de Carvalho, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG), Eleonora Menicucci,, ministra da Secretaria dePolíticas para Mulheres (SPM), e Severine Macedo, secretária Nacional de Juventude (SNJ).
Participam do encontro, representantes de diferentes movimentos sociais ligados à pauta de juventude e gênero, gestoras municipais e estaduais, pesquisadores e autoridades convidadas a debaterem os temas. 
Com o evento, pretende-se obter um documento consolidado com as principais propostas relativas às especificidades das jovens mulheres para serem incorporadas à agenda política das ações voltadas a juventude e mulheres em geral tendo como referência o Plano Nacional de Política para Mulheres e o Plano Plurianual 2012-2015.

Serviço:

1º Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Jovens Mulheres
  • Data: de 6 a 8 de junho de 2013.
  • Local: Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC, 902 sul, Brasília/ DF.
  • Horário: de 8 às 18 horas no dia 6/6 e das 9 às 18 horas no dia 7/6 e das 9h30 às 15 horas no dia 8/6.