quinta-feira, 19 de abril de 2012

"Oficina Mulheres Itinerantes" é lançada em Salvador


As Mulheres Negras tem sido parte importante da sociedade brasileira há cinco séculos. Com diversas participações de grupo específico em defesa de seus interesses ou como parte do amplo contingente negro ou geral que luta por justiça social e inclusão social, sua atuação pode ser vista desde o regime escravocrata até os dias atuais.
É cada vez notório o papel da juventude no novo macro civilizatório do país. Apesar da história de serem porta voz de um passado “silencioso” as jovens negras e baianas destacam-se pela luta e perseverança de supremas adversidades e ainda tomar possível, ambientalista de tolerância e democratização do poder entre os povos.
A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 2011 como o Ano Internacional dos Afrodescendentes, pois são eles que sofrem com mais discriminação e dificuldade de acesso a serviço básico, como educação. Podemos perceber isso através dos dados pelo IBGE que as mulheres negras ainda ocupam cargos de serviços domésticos. A maioria com faixa estaria de 25 a 39 anos (39,5%) e sendo assustador com jovens de 18 a 24 anos que possuem um número elevado de desemprego ou ocupando serviço doméstico.

Com o objetivo de fomentar ações educativas, culturais, autonomia e empregabilidade das mulheres negras, o GAP (Grupo Alerta Pernambués) convida todas as mulheres para participar da Oficina Mulheres Itinerantes, onde iremos abordar:

* Educação e Racismo com Profª Historiadora Diana Costa e Profª Dayse Sacramento.

* Empregabilidade (ética profissional, direitos trabalhistas (FGTs, Férias, PST, Assédio moral, Saúde preventiva (doenças transmitidas no ambiente de trabalho) com a Jornalista e Gestora Social Patrícia Bernardes.

* Culinária Africana (Mini-curso Cozinha Didática) com Chef Rogério Britto e a baiana de acarajé Rita Brasil.

* Violência (Lei Maria da Penha: Direitos da mulher violentada, O que fazer?, Quem procurar?), Machismo e Lesbofobia com a Pedagoga Sandra Munõz.
* Autonomia (Oficinas artesanais) com a Profª Ana Paula Alencar e a Jornalista Patrícia Bernardes.

Data: 06/05/2012 (domingo)

Horário: Das 09hs ás 19hs

Local: Sociedade Beneficente e Recreativa Unidos de Pernambués (Rua Escritor Edson Carneiro nº 35). Em frente a Cesta do Povo.

Valor: 1Kg de alimento não-perecível (Doaremos a IBCM (Instituto Beneficente Conceição Macêdo/ Atua com crianças com HIV).

Serviremos café da manhã, almoço e lanche.

No final das atividades, teremos um show com a Banda Samba Mix.

Será um dia recheado de atividades.

Contamos com sua presença!

Informações: Profª Diana Costa 8733-3715 ou 9296-5424

Inscrições pelo telefone: GAP 3389-4760


Vagas limitadas!






Nenhum comentário:

Postar um comentário