segunda-feira, 30 de julho de 2012

"Prêmio Katia Matosso" reune militantes em Salvador


Campanha “Compromisso e Atitude” é lançada em Brasília


A segurança pública continua sendo uma das principais áreas para o enfrentamento à violência contra as mulheres no Brasil. E a autoridade policial representa a porta de entrada para o atendimento. Recebe, em média, 60% dos encaminhamentos da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 dentre os serviços públicos. Criadas há quase 30 anos, as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) se configuraram como uma das primeiras políticas de combate à violência de gênero. As DEAMs deram a tônica para uma série de instrumentos públicos, que conformam a Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e o marco legal mais importante - a Lei Maria da Penha. Os crescentes casos de violência contra as mulheres exigem ação rigorosa do poder público para enfrentar a impunidade. É nesse contexto que a SPM, em parceria com o Ministério da Justiça por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, realiza o encontro nacional “O Papel das Delegacias no Enfrentamento à Violência contra as Mulheres”. 
 Objetivo do encontro: Fortalecer as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) e pactuar as Normas de Atendimento às Mulheres, de acordo com a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). 

Público-alvo: delegadas e delegados, responsáveis por equipes de atendimento às mulheres 

Programação

 1º Dia - terça-feira (07/08/12) 9h - Solenidade de Abertura 10h - Lançamento da Campanha “Compromisso e Atitude”. 11h - Mesa Redonda: Panorama sobre as Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres: discussão sobre atendimento, procedimentos e desafios de implementação. 12h às 14h - Almoço 14h - Mesa Redonda: Papel das Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres frente a novos cenários de enfrentamento à violência: as formas de violência contra a mulher e a investigação policial, em especial nos casos de homicídios, violência sexual e tráfico de mulheres. 15h30 às 16h - Intervalo 16h - Mesa Redonda: Papel das Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres frente a novos cenários de enfrentamento à violência: O impacto do uso das drogas na violência contra as mulheres e exploração sexual das mulheres enquanto usuárias. 19h - Encerramento 

 2º Dia - quarta-feira (08/08/12) 9h - Palestra: Aplicação da Lei Maria da Penha e o enfrentamento à impunidade como forma de prevenção da violência. 10h - Questionamentos 10h30 - Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência: funcionamento e fluxos para um atendimento especializado de qualidade. 13h às 14h30 - Almoço 14h30 - Síntese dos encaminhamentos propostos 18h - Encerramento

domingo, 29 de julho de 2012

" Revolta dos Búzios" é tema de seminário na Bahia

 
 
 
A Escola Olodum, patrocinada pela Petrobras e com apoio institucional da Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Centro de Estudos dos Povos Afro-Indio-Americanos - CEPAIA, realiza em Salvador, no dia 21 de agosto  de 2012,  o SEMINÁRIO Búzios - uma história de igualdade. Aplicações da Lei 10.639 em sala de aula.
O Seminário ocorrerá no Auditório da Universidade do Estado da Bahia  (UNEB) - Estrada das Barreiras s/n - Salvador, das 14 às 18 horas e é voltado para profissionais da área da educação formal e não-formal, diretores e coordenadores da rede estadual e municipal de ensino, de escolas particulares  e do movimento negro organizado.
O seminário  tem o objetivo de fundamentar a Lei 10.639 como instrumento da luta pelos direitos civis dos afrodescentes, mostrando o legado da Inconfidência Baiana para a sociedade e apresentando os ideais libertadores da Revolta dos Búzios, sua importância na atualidade como movimento de referência para promoção de políticas de ações afirmativas e o que vem sendo produzido de  materiais didáticos para se trabalhar a Conjuração Baiana em sala de aula.
Para se inscrever no Seminário, envie  um  e-mail para escolaolodum@uol.com.br com  seu nome completo, instituição que trabalha, CPF, filiação, data de nascimento e escolaridade até o dia 16 de ogosto.  Só serão aceitas inscrições com os dados completos solicitados. A atividade será certificada.
As inscrições são gratuitas, somente por e-mail e com vagas limitadas.
Animai-vos, povo bahiense, que está por chegar o tempo feliz da nossa liberdade, o tempo em que seremos todos irmãos, o tempo em que seremos todos iguais” (lema da Revolta dos Búzios)
Vemos Búzios em você!
Mara Felipe
Coordenadora Pedagógica

III Pensando Áfricas e Suas Diásporas da UFOP




O Grupo de Estudos sobre Linguagens, Culturas e Identidades (GELCI) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UFOP realiza nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2012 o III Pensando Áfricas e Suas Diásporas e o I Encontro de Antropologia e Educação, que têm como tema principal Pensando o Patrimônio Cultural Afro-Diaspórico. Os dois eventos concomitantes pretendem promover a discussão sobre o patrimônio afro-diaspórico em suas mais diversas dimensões, tais como, manifestações culturais, linguísticas, literárias, filosóficas, performáticas, dentre outras. O evento vem sendo pensado em conjunto com diversos grupos de pesquisa do país que têm como viés as questões étnico-raciais, de gênero e sexualidade, bem como a reflexão sobre a cultura afro-diaspórica.

As inscrições para propostas de Comunicação oral e pôster dentro dos 17 Grupos de Trabalhos (Gts) do evento estão abertas até o dia 10 de agosto.

Informações: neab.ufop@gmail.com.

Fonte:
GELCI/NEABUFOP

“Observatório da Copa 2014” cadastra empreendedores




A Prefeitura Municipal de Salvador através da Secretaria da Reparação (Semur) e do Escritório Municipal da Copa, lança uma ação focando os empresários afrodescendentes da cidade, como proposta do “Observatório Racial da Copa 2014”. O programa pretende criar um banco de dados e disponibilizar para os organizadores do evento esportivo com  informações de empresas ampliando as possibilidades de contratações. De acordo com o secretário da Reparação Ailton Ferreira, esta é uma iniciativa do Observatório Racial da Copa, que pretende ampliar as possibilidades de inserção. “A ideia é cadastrar os empresários e oferecer as possibilidades de contratações possíveis para os organizadores do evento. Não queremos nosso povo negro excluído do processo econômico, destacou o secretário”.
O cadastro objetiva ampliar a participação das empresas em eventos de grande porte, além de proporcionar oportunidades iguais para todos. O Projeto “Observatório Racial da Copa” foi  idealizado pela Secretaria
da Reparação, Escritório Municipal da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 e o Conselho Municipal das Comunidades Negras - CMCN e tem como objetivo atuar antes, durante e depois do segundo maior evento esportivo do Planeta, a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, sendo Salvador uma das cidades-sede escolhidas.

O Programa é inspirado no Observatório da Discriminação Racial, Violência contra a Mulher e LGBT, realizado desde 2006 no Carnaval de Salvador, que visa registrar ocorrências e denúncias relacionadas a
situações de discriminações e desigualdades, em especial, de raça, gênero, orientação sexual /identidade de gênero e xenofobia, além de ser um canal de acolhimento de sugestões para construção do evento, o Observatório Racial da Copa pretende promover o fortalecimento das políticas públicas  essenciais para comunidade negra e populações discriminadas.
Faça sua inscrição pelo site:
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dFJyZ2Q5Q0lRWDBCbEZSRkxTa1ZETFE6MQ,preencha todo o formulário e finalize.



 
FONTE: Ascom Semur






I Feira de Saúde chega ao Pernambués


"Educação nos Terreiros" é tema no CEPAIA



A escritora Stela Guedes lança  nesta quinta (02/08), às 15hs,  o seu livro "Educação nos Terreiros - E como as Escolas se relacionam com Crianças de Candomblé" no Auditório do Centro de Estudos dos Povos Afro Índios e Americanos (CEPAIA). A ação é parte do   "Projeto Black Atitude"e o tem apoio da Fundação Pedro Calmon e da Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT).

I Fórum de Educação Musical na Bahia


Conferência de Abertura 

Profa. Dra. Magali Kleber-UEL (Presidente da ABEM). 
 Mesa 1 - Dra. Guiomar Ribas - UFPB / Dra. Helena Nunes - UFRGS - Coordenadora : Profa. Dra. Cristina Tourinho ​ 
 Mesa 2 - Secretários de Educação Estado e Município, representantes de Escola particular e pública, sindicato dos professores - Coordenadora : Profa. Ms. Edineiram Maciel 
Mesa 3 - Profa. Dra. Jusamara Souza - UFRGS - ABEM / Lydia Hortélio – Casa das Cinco Pedrinhas Coordenadora: Profa. Dra. Katharina Doring  

PROGRAMAÇÃO  

DIA 1 DE AGOSTO - 
QUARTA FEIRA-
 8:00 - 10:00 Recepção,​​​​​ credenciamento​​​ ​
9:00 ​ - Abertura musical​ - Orquestra Brasileira São Salvador – Camaçari ​
10:00 - 12:00​ ​​Conferência de Abertura: a Lei 11.769 ​​​e a implantação do ​Ensino da Música.
 ​12:00 ​​​Almoço ​
13:00 ​​​​Apresentação musical Conjunto de Flautas - ​UEFS 
​​​13:30 - 16:00 ​​​​- Grupos de Trabalho - Estudantes de (pós-) graduação, professores e educadores musicais ​​​​16:00 – 18:00 ​​​​Mesa 1 - Formação e prática docente de ​educadores musicais​. 18:00​​ ​​Intervalo do café ​​​​19:00 – 21:00 ​- Apresentação musical - Noite aberta para apresentações musicais

 Link: http://mauriciodoria.wix.com/fembahia#!prog/c21r

domingo, 15 de julho de 2012

Associação de Terreiros realiza I Encontro de Mulheres




O Sesc Aquidabã sedia na próxima quarta (25/07), às 17hs , o I Encontro de Mulheres Negras como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.O evento tem como objetivo ampliar e fortalecer as organizações de mulheres negras, construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades raciais e sociais.
Para os organizadores do evento , o 25 de Julho é um dia para ampliar parcerias, dar visibilidade à luta, às ações, promoção, valorização e debate sobre a identidade da mulher negra brasileira. Na programação estão confirmadas autoridades da gestão Municipal de Políticas para Mulheres   e representantes da sociedade civil além de oficinas de Estética e Moda Afro  e o show com o Grupo Kangerê de Sinhá.A  maioria  das  mulheres negras possuem em seu histórico marcas da opressão de gênero, intensificadas pelo racismo e pela exploração de classe social. Buscam, por meio dos espaços políticos, democratizarem as relações de poder e garantir a igualdade de gênero. 


Informações: (71) 3386-9780 


Realização: Associação de Terreiros da Liberdade e Adjacências – EGBÉ AXÉ
Promoção: SESC - BA 

"Mulheres em Situação de Risco" é tema no Teatro XVIII


"Maria Quitéria" é tema no Pelourinho


Tour no Calafate recebe jovens franceses


Cmm apoia "Dia Municipal da Mulher Negra" em Salvador


Fórum discute "Perspectivas e Desafios das Mulheres "

 
O Fórum Nacional de Mulheres Negras em comemoração ao 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha, convida todas companheiras para participar da Mesa Redonda " PERSPECTIVAS E DESAFIOS DAS MULHERES NEGRAS EM BUSCA DO PODER".

Data: 23 de julho
Horário: 16 às 18 hs
Local: Centro Cultural da Câmara
Informações: forumdemulheres_ba@hotmail.com
86150147/ 88854059

Não é necessário fazer inscrição.


Aguardamos vocês!!!!!!!!

domingo, 8 de julho de 2012

Bell Hooks é tema de análise em Salvador

 
SERVIÇO 

Quem:Fórum Nacional de Mulheres Negras
O que:Análise de Texto "Alisando Cabelos " da escritora Bell Hooks
Dia : 14/07/2012 às 09hs
Local: Sindicato dos Comerciários

CPMI da Violência contra a Mulher é discutida no CESAT


A Rede de Atenção às Mulheres em Situação de Violência de Salvador e Região Metropolitana e entidades parceiras convida para o Encontro da CPMI com o Movimento Feminista e de Mulheres e da Rede de Atenção às Mulheres em Situação de Violência de SSA e RM. 

Convidadas especiais 

 Mazé Araújo - Regional da Rede Feminista de Saúde 
Cecília Sardenberg - OBSERVE/NEIM 
Vilma Reis - CEAFRO/UFBA 
Sulle Nascimento –AMB - Articulação de Mulheres Brasileiras,
 Márcia Teixeira. GEDEM /MP 
Firmiane Venâncio - NUDEM/DP 

 Serviço: 

 Dia 12.07.2012 - às 17 h
 Local: Auditório do Centro de Estudo da Saúde do Trabalhador - CESAT (Rua Pedro Lessa, 123, Canela ) 

Atenciosamente,
 Maria Eunice Kalil - Grupo Impulsor da Rede

Militantes discutem CPMI da Violência contra Mulher em Salvador

 
 
Criada pelo Congresso Nacional, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito(CPMI) da Violência contra a Mulher irá realizar uma audiência pública no dia 13/07/2012 às 14 hs.A finalidade da CPMI é investigar a situãção da violência contra a mulher no Brasil e apurar as omissões do poder público na aplicação de instrumentos instituídos em lei para proteger mulheres em situação de violência.Estudos mostram um quadro grave e não superado no país, onde há um número expressivo de brasileiras, vítimas de brutalidades, motivos que deram origem à CPMI.

Esse evento está sendo organizado por uma comissão composta por:
 
 Lena Souza- Gabinete Lídice da Mata
Vera Lúcia Barbosa
Maria Alice Bittencourt- SPM
Observe/NEIM/UFBA- Cecília Sardenberg,Márcia Tavares, Alexandra Bunchaft, Cândida Santos; ,
Firmiane Venancio- Defensoria Pública,
Marta Leiro, Sulle Nascimento- Associação de Mulheres Brasileiras
Márcia Teixeira, Cyntia Amaral- Ministério Público da Bahia, Louisa Huber,
Vilma reis- CEAFRO
 Bice Kalil- SESAB
Olívia Santana- Câmara Municipal de Salvador
Elvia-Gabinete Alice PortugalTània Palma- Ouvidoria/DPE
 Lidia Lasserre,AndréaLucena CRLV
Janildes Lima- LIMS.

SERVIÇO :

O QUÊ : CPMI da Violência contra a Mulhe
ONDE: Auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, Praça Tomé de Souza
QUANDO:  13/07/2012 às 14hs 

sábado, 7 de julho de 2012

Eva Souza expõe" Máscaras Mitos Populares"no Pelô











Exposição"Máscaras Mitos Populares" da artista plástica Eva Souza 
Local: Casa do Benin ( de segunda a sexta das 09 às 17hs) 
Oficinas para Visitantes e Escolas (Agendamento) (71) 3241-5679 /
E-mail :casadobenin@yahoo.com.br / aadm@casadasmascaras.com