quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Números finais da atuação da SPM no Carnaval 2013



Os dados finais apresentados na última quinta  (14) pela Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM), do município, indicam um total de 696 ocorrências envolvendo mulheres no Carnaval 2013, em Salvador. Deste total, 578 foram recolhidas a partir do Centro de Referência Loreta Valadares, central de atendimento da SPM, localizado na Federação; da parceria com o Observatório de Discriminação Racial, de Violência contra as Mulheres e LGBT, da Secretaria Municipal da Reparação (Semur); da observação das equipes volantes da SPM nos circuitos do Campo Grande e Barra-Ondina.
Outros 118 atendimentos de violência doméstica atingindo mulheres foram colhidos pela SPM numa experiência piloto, através do ponto de apoio montado pelo órgão na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), do bairro de Brotas, que funcionou de quinta-feira a segunda-feira, das 12 às 20h, formado por uma assistente social e uma advogada da SPM. Todos os registros continuarão a ser monitorados pela Superintendência após o Carnaval.
Das primeiras 578 ocorrências, 26 foram agressões físicas; 08 de agressões sexuais; 02 de agressões verbais; 02 de prevenção; 521 referem-se à ausência de equipamentos de segurança adequados ou utilizados incorretamente; e 19 relacionados à vulnerabilidade social.
Dos 118 casos restantes, 59 referem-se às lesões corporais; 43 ameaças; 6 apresentações; 3 constrangimentos; 3 vias de fato (qdo. homem e mulher apanham e batem); 2 custódias (prisão em flagrante); 1 injúria e 1 perda de documentos. 

Blitz no HGE e outras unidades de saúde

Entre as ações da Superintendência durante a festa também estão as visitas realizadas ao Hospital Geral e à outras unidades de saúde. No HGE, o caso mais grave acompanhado é de uma vítima de 23 anos, moradora da Liberdade, que permanece em coma na UTI, com o rosto transfigurado por espancamento provocado por seu companheiro. Neste caso, a equipe SPM conseguiu a foto do agressor e, junto com a Defensoria do Estado que também acompanha o caso, aguarda para as próximas horas a prisão do acusado.
Duas outras ocorrências acompanhadas pela SPM também ilustram o alto índice de violência ainda praticado contra as mulheres em Salvador. O de uma senhora de 63 anos que deu entrada, no sábado, no Posto de Saúde de São Marcos, espancada pelo filho de 30 anos, que já se encontra preso. E de uma mulher internada no Hospital Menandro de Farias, que perdeu um dente e aguarda cirurgia para corrigir uma fratura exposta no braço, causados por espancamento do companheiro. Já com relação ao material informativo, um total de 7.300 panfletos foram distribuídos entre os foliões, entre todos os circuitos da festa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário