sexta-feira, 26 de abril de 2013

Aberta a seleção de entidades para o conselho da mulher em Salvador




O Conselho da Mulher - CMM do Município de Salvador , comunica a abertura do processo de seleção das entidades que indicação as mulheres para preencherem as vagas para o serviço voluntário nesta entidade na condição de conselheira , durante o biênio 2013/2014 , conforme estabelece o artigo 1º da Lei 5.016 publicado no Diário Oficial do Município em 06 de julho de 1986 alterando o artigo 3º da Lei  3.542 de 18 de outubro de 1985 . A administração da entidade é composta de 23 conselheiras e 06 conselheiras suplentes . 

As entidades interessadas tem até o dia 19 de maio de 2013 para encaminhar suas representantes dentro dos critérios estabelecidos no artigo 3º,§§ 1º e 2º do Regime Interno do CMM , assim como devem enviar currículo de suas representantes e carta de apresentação da mesma. 


Segue o estabelecido no artigo 1º da Lei 5.016 


I - Uma representante das seguintes áreas do Poder Executivo Municipal 

a) Cultura 
b) Ação Social
c) Educação
d) Saúde 
e) Comunicação 
f) Procuradoria Geral 

II - Uma representante da Câmara Municipal de Salvador ;
III - Uma representante dos Advogados , indicada pela OAB ;
IV - Uma representante do Movimento de Bairros , indicada pela Federação das Associações de Bairros de Salvador ;
V- Uma representante das Empregadas Domésticas , indicada pelo Sindicato da Categoria ;
VI - Duas representantes do Movimento Autônomo de Mulheres , indicadas pelas Entidades legalmente constituídas como tais;
VII- Três representantes sindicais , indicadas entre Sindicatos que tem Departamentos de Gênero 
IX - Cinco Mulheres de Reconhecida atuação em política , científica e cultural , residentes no Município e destacada atuação em prol dos direitos das Mulheres. 

Este comunicado tem validade a partir da data de sua publicação .

Mias informação para entrega de documentos e outros :

(71) 3186-1571 
E-mail: cmm@salvador.ba.gov.br 
Endereço: Av. Sete de Setembro , Edf. Oxumarê , Sala 201. Centro 

Célia de Jesus Oliveira Sacramento 
Presidente CMM (Biênio 2011/2012) 



quarta-feira, 10 de abril de 2013

Núcleo da Mulher da PMBA toma posse em Salvador


Rede de Atenção a Mulher discute gestação por estupro em Salvador


Centro Loreta Valadares recebe visita do Banco Mundial



Nesta terça-feira (9), o Centro de Referência Loreta Valadares (CRLV), situado na Federação, recebeu a visita de pesquisadores do Banco Mundial (Bird) que estão na Bahia para conhecer como funcionam os equipamentos que integram a rede de combate à violência contra a mulher. A expectativa é que a ação resulte na captação de recursos para serem investidos na ampliação do serviço de acolhimento e acompanhamento das mulheres vítimas de agressões prestado pelo centro, unidade vinculada à Superintendência Municipal de Políticas para as Mulheres (SPM).

Além de Salvador, a equipe do Bird vai visitar os municípios de Camaçari e Feira de Santana, onde se localizam outros dois centros de referência do estado. No encontro com os dirigentes, funcionários e parte do público assistido, o Bird busca informações sobre o funcionamento das unidades e os resultados que têm alcançado no enfrentamento à violência contra a mulher. Por enquanto, o Banco Mundial não informa quais serão os desdobramentos desta pesquisa.

Para a gerente do CRLV, Celina Almeida, a possibilidade de a visita ter como consequência a vinda de recursos gera uma expectativa positiva para os que trabalham ou são assistidos na unidade. Um dos grandes sonhos é a aquisição de uma sede própria. Outro ponto importante seria a ampliação da equipe para poder aumentar o número de atendimentos.

Atendimento
Do início do ano até agora, o CRLV já acolheu e atendeu mais de 400 mulheres. A maior procura é por atendimento jurídico, seguido do serviço social que dá apoio às famílias das vítimas.  O órgão presta ainda assessoria psicológica, pedagógica e teleorientação (via telefone).

No passado vítima de agressão por parte de antigo namorado, a promotora cultural Janete Santana Silva procurou o CRLV e hoje frequenta as reuniões no local para contar sua experiência e ajudar outras mulheres. Na sua opinião, muitas continuam sofrendo porque não têm como se manter. "É difícil, mas a gente tem que ser forte e lutar, senão vai passar a vida apanhando", comenta.

O CRLV está em processo de mudança de endereço, pois será transferido da Federação para o bairro dos Barris. Mais informações através dos telefones (71) 3235-4268 e 3117-6769.

Fonte/Foto: AGECOM  

Violência contra a mulher idosa é tema em Salvador


sábado, 6 de abril de 2013

GEDEM discute "Fio das Masculinidades" no CEAF


III Seminário Enlaçando as Sexualidades em Salvador



Universidade do Estado da Bahia (UNEB - CABULA)
 Inscrições: http://www.uneb.br/enlacandosexualidades3/paginainicial/

Fundação Mario Leal apresenta novo projeto do CRLV

 
 
Monica Kalile , superintendente da SPM em Salvador ,recebeu na tarde desta quinta (04/04) , na sede da Fundação Mário Leal (FML), o  projeto preliminar de estruturação do Centro de Referência Loreta Valadares (CRLV) que , em  2013, está de mudança para o bairro dos Barris. A visita contou com a presença do presidente da FML ,Drº Luís Cesar Baqueiro e dos arquitetos responsáveis pela obra já em processo de apresentação do orçamento final.
 
Foto: SPM Municipal

CMCN entrega Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

 
 
O Conselho Municipal das Comunidades Negras (CMCN) realiza nesta segunda (08/04),às 9hs , no Auditório da SEFAZ (Rua das Vassouras) , a entrega do Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - PMPPIR a Secretaria Municipal da Reparação Ivete Alves do Sacramento.

SPM, SJCDH e a DEAM juntos contra a violência a mulher

 
 
A Superintendente de Políticas para as Mulheres , Mônica Kalile, esteve na manhã desta quinta (04/03) , na sede da Delegacia da Mulher (DEAM) de Brotas para conhecer de perto o trabalho da nova delegada Drª Ana Virgínia Paim e disponibilizar a equipe do Centro de Referência Loreta Valadares (CRLV) para as atividades desenvolvidas com a equipe multidisciplinar do órgão estadual.
A visita contou também com a presença da gerente do CRLV , a administradora Celina Almeida , além da técnica  Ludmilla Ramos e dos assessores jurídicos , Drº Marcos e Drº Adriano Figueiredo Gomes da Secretaria de Justiça Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) .

Foto: SPM Municipal

Secretario discute projetos de sustentabilidade para mulheres em Salvador

 
 
O secretário Ivanilson Gomes , da gestão da Cidade Sustentável da Prefeitura Municipal de Salvador, esteve na sede da Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM) para conhecer os projetos de sustentabilidade a serem oferecidos as mulheres das comunidades periféricas da capital baiana. Diante das demandas , os gestores Monica Kalile e Ivanilson Gomes estreitaram laços para o combate efetivo da exclusão destas mulheres no mercado de trabalho . Cooperativas e cursos de capacitação também estiveram incluídas no debate.
 
Foto: SPM Municipal

SPM e SJCDH discutem enfrentamento a violência e acolhimento à mulher em Salvador

 
 
Uma reunião nesta terça (02/04), às 16hs, na Secretaria de Justiça Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) , reuniu a superintendente de Política para Mulheres , Monica Kalile e o superintendente de Direitos Humanos (SUDH) Ailton Ferreira para discutir os rumos do enfrentamento e o acolhimento das mulheres idosas em situação de violência doméstica em Salvador. Na ocasião, o caso acontecido com Dona Doralice, 61 anos, violentada por três homens no bairro de Mussurunga no último sábado (23/03), fortaleceu os laços entre o município e o estado nos encaminhamentos para o acolhimento efetivo desta vítima desde o início das investigações.

 Partindo da solicitação direta do secretário Almiro Sena, a coordenadora do Núcleo do Idoso, Drª Liliana Aboud, o assessor jurídico do Núcleo de Proteção a Vítimas, Drº Adriano Gomes Figueiredo e o superintendente Ailton Ferreira acompanharão a investigação do caso e se comprometeram a avaliar as medidas cabíveis aos acusados junto a delegada que acompanha o caso , Drª Ana Virginia Paim, nesta quinta (04/04) ,às 09hs, na Delegacia da Mulher ( DEAM) de Brotas. 

  Foto: ASCOM/SJCDH



SPM Municipal apresenta a peça " Quem é ela ? " no Teatro Boa Vista

 
A Prefeitura Municipal de Salvador, através da Superintendência de Políticas para as Mulheres - SPM, tem a honra de convidar V.Sª. para o espetáculo teatral "Quem é ela?", fruto do Projeto "Século XXI - Quem somos nós, o que queremos e podemos" através do Convênio com a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado.
 GRATUITO
Serviço: "Quem é ela?"
Local: Cine Teatro Solar Boa Vista
Data: 06/04/2013 Horário: 18h