quarta-feira, 10 de abril de 2013

Centro Loreta Valadares recebe visita do Banco Mundial



Nesta terça-feira (9), o Centro de Referência Loreta Valadares (CRLV), situado na Federação, recebeu a visita de pesquisadores do Banco Mundial (Bird) que estão na Bahia para conhecer como funcionam os equipamentos que integram a rede de combate à violência contra a mulher. A expectativa é que a ação resulte na captação de recursos para serem investidos na ampliação do serviço de acolhimento e acompanhamento das mulheres vítimas de agressões prestado pelo centro, unidade vinculada à Superintendência Municipal de Políticas para as Mulheres (SPM).

Além de Salvador, a equipe do Bird vai visitar os municípios de Camaçari e Feira de Santana, onde se localizam outros dois centros de referência do estado. No encontro com os dirigentes, funcionários e parte do público assistido, o Bird busca informações sobre o funcionamento das unidades e os resultados que têm alcançado no enfrentamento à violência contra a mulher. Por enquanto, o Banco Mundial não informa quais serão os desdobramentos desta pesquisa.

Para a gerente do CRLV, Celina Almeida, a possibilidade de a visita ter como consequência a vinda de recursos gera uma expectativa positiva para os que trabalham ou são assistidos na unidade. Um dos grandes sonhos é a aquisição de uma sede própria. Outro ponto importante seria a ampliação da equipe para poder aumentar o número de atendimentos.

Atendimento
Do início do ano até agora, o CRLV já acolheu e atendeu mais de 400 mulheres. A maior procura é por atendimento jurídico, seguido do serviço social que dá apoio às famílias das vítimas.  O órgão presta ainda assessoria psicológica, pedagógica e teleorientação (via telefone).

No passado vítima de agressão por parte de antigo namorado, a promotora cultural Janete Santana Silva procurou o CRLV e hoje frequenta as reuniões no local para contar sua experiência e ajudar outras mulheres. Na sua opinião, muitas continuam sofrendo porque não têm como se manter. "É difícil, mas a gente tem que ser forte e lutar, senão vai passar a vida apanhando", comenta.

O CRLV está em processo de mudança de endereço, pois será transferido da Federação para o bairro dos Barris. Mais informações através dos telefones (71) 3235-4268 e 3117-6769.

Fonte/Foto: AGECOM  

Nenhum comentário:

Postar um comentário