sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Indignação marca III CMPM em Salvador

 

Análise da III Conferência Municipal de Políticas para Mulheres em Salvador


Prezadas companheiras de luta, 

O município de Salvador, a capital de um dos maiores estados do nosso país realizou a III Conferência de Políticas para as mulheres. Porém, nós presenciamos um fato lamentável nesta conferência, que mesmo após todo o processo das pré-conferências construído pelas mulheres em suas comunidades, não respeitou o direito a participação das mulheres da periferia que tiveram o seu direito de exercício da cidadania simplesmente descartado. As representantes que se submeteram a diversos critérios para serem indicadas, viram todo o seu esforço de participar, discutir e encaminhar, ser esquecido. Este fato reflete o modo como o município vem sendo administrado, acéfalo. 

Dignidade, Resistência, Organização e Manifestação são ferramentas que não podemos abrir mão, precisamos garantir que para além das quizilas de uma conferência, as mulheres da periferia, em número cada vez maior possam se libertar dos grilhões da submissão, e participar de modo autônomo dos espaços onde a cidadania deve ser respeitada e exercida.

Para as mulheres da periferia, que foram a conferência de Salvador e ficaram decepcionadas com as panelas, ficou a possibilidade de amadurecimento e a necessidade de algumas reflexões: O que é mesmo igualdade de direitos? Quanto custa o exercício da autonomia? Como vamos nos empoderar se nos espaços de cidadania a prática é castradora?

Levantada estas questões, não podemos apenas lamentar, temos que tomar atitude. Todas somos responsáveis por construir uma participação ativa. Nós mulheres da periferia, precisamos saber quem pode restabelecer o vácuo deixado nas famílias cada vez que uma mulher é assassinada nesta cidade. Qual a responsabilidade da sociedade e do poder público na questão? Quem forma a Sociedade Civil? E o que é o Poder Público e quem deve compor estes espaços?  Precisamos entender e contribuir para o entendimento destas questões para que possamos implantar mudanças que sejam realmente efetivas dentro deste sistema político que não beneficia a quem mais interessa: a sua população. 

Continuaremos na luta pela igualdade e participação, exercendo a nossa cidadania e exigindo o nosso direito. Junte-se a nós companheiras de luta, juntas podemos muito mais. 

Muita força e união a todas!! 

Ligia Margarida Gomes (Rede de Mulheres pelo Controle Social)

Comentários

As Forças que ela se referi foi quem levou até  o fim a condução desta Conferência, e não Eliane Boa Morte ou Célia Sacramento (que conduziam golpes em cima de golpes para deixar as mulheres de fora do processo). O desgoverno desta conferência não estava apenas na falta da Superintendente Ariane Carla, mas no Governo Municipal por completo que não tem como prioridade a criação de Políticas Públicas para as mulheres...

Tâmara Terso.
Diretora de Extensão da UNE.
Conselheira Estudantil da UFBA
Marcha Mundial das Mulheres

Saudações,

Não estive na conferência, mas recentemente vivenciei situações bem parecidas. Esse tipo de situação nos tira pedaço e precisamos estar inteiras  não só para  as batalhas, mas para colher  o fruto delas. Também aponta para o fato de podemos fazer política de uma forma que respeite as lições das antigas mães,  e ao invés de "panelas' conceber CLÃS, onde se partilham valores, lealdade, cuidado e as devidas repostas para quem trai esses valores. Por outro lado fiquei comovida com a sua atitude, por que em geral, esse tipo de conversa se limita aos corredores e por isso nada muda. Obrigada. Me devolveu um pedaço.

Elenira Onija

Colocamos o artigo da Patrícia no portal da Universidade Livre Feminista
Um abraço

Equipe da 
Universidade Livre Feminista
http://www.feminismo.org.br

Célia Sacramento

O CMM que também ajudou na construção da Conferência também ficou de fora. Contudo eu enquanto Mulher marcarei presença no evento da territorial em Camaçari. Sugiro que as Mulheres da rede também compareçam nao podemos ficar totalmente de fora,não teremos voto mais teremos voz. Até a Conferência Estadual

Fabiana Eloi de Amorim

 Belas colocações Lígia. Para mim essa conferência foi de um aprendizado enorme! Ao término da mesma a indignação tomou conta de mim e das minhas companheiras. A descrença de que possamos fazer algo para mudar essa situação quase me fez desistir , mas tenho consciência de que é agora a hora de prosseguirmos, menos "verde",mais unidas e mais fortes! Ninguém pode calar a nossa voz! Até a Conferência Estadual!


Nenhum comentário:

Postar um comentário