sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CMM "boicotada" em Conferência Estadual de Mulheres




Após meses de negociações "in loco" , seguindo o regimento para implantação de Conferências Municipais e Estaduais , previsto no II Plano Estadual de Políticas para Mulheres , a III Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPM) seguiu a revelia aos olhos de todas as mulheres que participaram do evento no Sol Bahia Hotel nos dias 20 e 21/09.
Com expressões de "assombro", nós conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher  assistimos as "vaias" direcionadas a nossa presidente e vice presidente no sentindo de repúdio de uma platéia "inexperiente" no local. Vale ressaltar que participamos de todas as mini-conferências e visitas técnicas para avaliação de espaços públicos municipais para a construção promissora de uma Conferência Municipal a altura das Mulheres Negras Militantes dos Direitos da Mulher em Salvador. 
Tendo um "discurso majoritário" diante do CMM , a Superintendência deixou evidente a sua hegemonia nos minutos finais que antecederam a realização da Conferência e seus "atropelos" diante do Regimento Municipal para a realização deste tipo de evento. 
Fomos excluídas como DELEGADAS!
Durante a leitura do regimento na tarde da terça (21/09) tentamos exaustivas vezes dar "destaque" ao parágrafo que EXCLUIA as conselheiras da CMM na participação da Conferência Estadual. Assistimos as retaliações "planejadas" a cada pedido de destaque em direção de nossas conselheiras pna tentativa de impor a democracia e direito de reforma e votação do regimento durante a plenária no  Centro de Convenções do Sol Bahia Hotel. 
Por que não lembrar aqui a "indelicadeza" dos cerimonialistas e a sua Comissão de Organização da Conferência em vizualizar a vice presidente do CMM e mesmo assim não chamá-la a mesa no início dos trabalhos? 
O que dizer da palestrante convidada que de posse do microfone e equipamentos fornecidos , disse a nossas companheiras de comunidade e militância que não tinha dados expressivos e relacionados a Salvador e , em slides, só nos apresentou estatísticas primitivas de 2003/2007/2009 em foco nacional sobre os eixos temáticos da mulher? 
Como não se teve o cuidado de convidar uma mulher profissional militante e embasada das nossas necessidades na Bahia e , em especial, Salvador? 
As respostas devem ser questionadas ao órgão que nós conselheiras fomos subjugadas para a realização e capatação de recursos da III CMPM.
Estávamos lá...
Presenciamos TUDO ISSO e nos colocamos a disposição já que todas estas ações foram fotografadas e filmadas pela nossa secretária geral e jornalista militante Patrícia Bernardes.
Merecemos mais...
Merecemos mudanças JÁ!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Vale ressaltar que a SPM também não saiu como delegada para a Conferência Territorial.

    ResponderExcluir
  3. O que tensionamos mudar com nossa ascensão ao poder!?? ou será que queremos o poder, para reproduzir tudo que detestamos e que pensamos e lutamos para mudar!? Como aceitar que nós mulheres que a tanto somos subalternizadas, usemos dos mesmos expedientes para desqualificar e neutralizar uma companheira!? Estamos do mesmo lado ou somos inimigas!? De que adianta tanto conhecimento, quando este é usado para que nos diferenciar "superiores" as outras, outras essas, que são parceiras de lutas, que tem reforçado as nossas trincheiras de defesas!? Não importa que sejam mestradas, doutoras, enfim que adquiram todo conhecimento, se não pudermos usar para o coletivo, ou seu conhecimento morrerá com você, de que adiantará tantos títulos!?

    ResponderExcluir