terça-feira, 12 de junho de 2012

Oficina: Bricolagens Digitais

 
Muitas representações das mulheres na mídia criam estereótipos a partir de imagens que sugerem a mercantilização do corpo e coisificação das mulheres. Mas, à revelia dessa representação hegemônica como objetos de consumo, há muitas mulheres ativas e atentas aos conteúdos e imagens veiculados sob a perspectiva de gênero na mídia. Nem sempre satisfeitas com essas representações, as mulheres tem pautado o debate público e algumas reclamações junto a órgãos reguladores tem surtido efeito, como nos casos de propagandas da marca de lingerie Hope e da cerveja Devassa, em que houve intervenção do Conar (Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária) e da Secretaria de Políticas para Mulheres. A proposta desta oficina inspirada no princípio do faça-você-mesma – é de intervir diretamente em conteúdos publicados na internet, criando novas representações mais próximas do que as mulheres da oficina desejam ver. Serão usados softwares tais como Gimp, Inkscape, Agave, editor de texto e internet.

Metodologia 
A partir de pesquisas na internet sobre conteúdos relativos às mulheres e questões sensíveis às participantes da oficina, serão realizadas intervenções e edições desses conteúdos, utilizando softwares livres de edição gráfica. A ideia é realizar uma bricolagem, editando imagens e textos da web, criando novas representações. As produções da oficina serão publicadas num blog feito pelas participantes.

Carga Horária: 12h. aulas, A oficina foi adiada para os dias 18,19 e 20 de junho, entre as 14 e as 18h (três sessões),por motivos de saúde da docente. Por favor, quem já mandou inscrição, re-envie confirmando disponibilidade para realizar o curso na nova data. Ainda há vagas! Inscrições até dia 15/6.

Público: 12 vagas (para mulheres)

Docente: Thaís Brito. Jornalista e pesquisadora com atuação nas áreas de tecnologias, mídias e culturas digitais. É organizadora da publicação web Contracultura Digital, realiza o Cine Kurumim: Mostra Audiovisual Indígena e o Espalha a Semente: Software Livre em Aldeias.

Inscrições:  Envie mensagem a ciberfem@gmail.com, até o dia 15 de junho, indicando:
nome:
instituição:
motivo para fazer o curso:
 
Organiza: Labdebug. Projeto de Pesquisa e Extensão “Mulheres e Tecnologia: teorias e práticas na cultura digital”, coordenado por Graciela Natansohn (FACOM/UFBA) e Karla Brunet (IHAC/UFBA) com apoio do CNPQ e Fapesb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário